segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ao meu amigo João de Castro Nunes

A questão Deus e o Homem não suscitam já grandes dúvidas neste estágio evolutivo em que nos encontramos.

Considerando este estágio primário, em que a humanidade ensaia os primeiros passos rumo ao reencontro definitivo, consigo mesma.

Relativo ao Quaternário Sistema, entretanto neste compasso binário brilhantes mentes já atingiram incríveis “ritmos iluminados”.

Seja como arte, e nada há mais belo que a arte exercida pela palvra, seja pela ciência e muito rara através da iluminação...

Claro que a luz para se refletir exige leveza, transparência, e esta transparência tem como pressuposto o desapego.

“Honesto estudo”, o talento fruto do exercício – reminiscências de vidas passadas, osegundo Platão – equilíbrio entre o amor - fator sensitivo – e saber – fator cognitivo, resultando em estado de consciência e evolução.

Conquanto grandes Teogonias orientais e já também as ocidentais contaminadas pela falsa idéia de Maia vejam tudo como não existência...

Mas o homem segue ainda assim edificando-se na maior das magias interagindo entre o Ego Solar - partícula divina ou Crística, Espírito, Deus Homem, com o Ego Humano, conjunto material, seu espelho transitório ou máscara da ilusão.

Todavia este conceito de ilusão vem sendo muito mal interpretado quando nega a existência transitória, numa dialética fantasiosa delegada aos confins da fantasia
construída com engenhoso jogo de palavras...

Embora clara no conceito de Maia, cuja sentença expressa definitivamente o conceito genial de que: “o que é não precisa ser provado” – Sat, Parabraman, Substância – “e o que não é pode ser provado” – as formas concretas desde a menor párticula ao unverso.

E o que pode ser provado? As formas transitórias que não guardam o princípio de eternidade, todavia não se lhe pode negar a existência relativa, que as mentes fantasiosas ensejam aniquilação permanente.

Claro que aquilo que não é Eterno não existe, inclusive o próprio Universo, conquanto verso do Uno cumprirá a sua duração relativa e nela a grande magia que faculta ao homem transformar a sua existência transitória em eternidade.

Neste supremo ato e ao longo dos trilhões de anos que nos cabem como prazo de realização pessoal, em pleno uso do nosso livre arbítrio e no sentido exato do real religar operar-se-á o milagre da eternidade.

Quando? Assim que o filho das necessidades ora na terra – e não é também correto chamá-lo de filho da terra, por ser filho de sistemas passados e caminhante por outros sistemas futuros – se unir à partícula solar ou divina, tornando-se aí real e eterno renascido de sua ilusão, personalidade ou espelho.

Mas a questão da eternidade única e intrínseca ao Absoluto onde no homem, enquanto deus interior reside?

Reza a simbologia Hindu e de certa maneira todas as escolaa metafísicas que reside na câmara secreta do coração, num ponto infinitamente pequeno chamado Vibhut, onde na condição de Bodisatwa e Lakshimi zelam e aguardam o despertar do homem para se manifestarem.

E então já despertos subindo ao alto da cabeça aí desabrocham no lótus das mil pétalas, em amarelo ouro e púrpura, formando a grande coroa brilhante dos iluminados.

Em síntese Deus e Homem interagem mais ao menos assim, e deste magistral jogo é que o Mestre repete: "do ilusório conduz-me ao real, das trevas conduz-me à luz".

Em tempo oportuno conversaremos sobre o homem e a sua contituição Teosófica.

5 comentários:

  1. Nobre Cavaleiro Monge,eu acrescento ainda,Mestre.A sua Sabedoria é ímpar,secular!

    "filho meu,se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o teu coração ao entendimento,e,se clamares por inteligência,e por entendimento alçares a voz,se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,então entenderás o temor de Deus e acharás o conhecimento de Deus.Porque o SENHOR dá a sabedoria,e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos;é escudo para os que caminham na sinceridade,guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.Então,entenderás justiça,juízo e equidade,todas as boas veredas.Porquanto a sabedoria entrará no teu coração,e o conhecimento será agradável à tua alma"(Pv 2:1-10)

    77 ou 49 (7X7=49)o número de Deus.Deus é o próprio teorema e para termos acesso a este conhecimento temos de procurá-lo como se busca o ouro e a prata,estarmos unidos em espírito ao Espírito que tem todo o conhecimento,o Espírito de Deus que a todas as coisas perscruta,até mesmo as profundezas de Deus.Deus nos dá este conhecimento quando nos dirigimos a Ele de todo o coração.

    Augusto de Castro.

    Mestre,ando em campanha eleitoral,por mim...kkkk candidatei-me a vários cargos,não faço nada por menos,kkkk, tem sido sessão de esclarecimento,atrás de sessão de esclarecimento,meu eleitorado é jovem e difícil de convencer...kkkk,mas não desisto,hei-de ganhar estas eleições.

    Fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara Dama,
    estava com saudades suas! Ora!
    Começando então de baixo para cima
    teremos então de vencer essas eleições
    a cujo cargo me esclarecerás depois,
    mas agora cumpre mentalizar
    e criar o modelo mental perfeito de eleita
    tomando posse, com a cor da roupa que vá usar no dia.
    Com alegria, entusiasmo, confiança e uma vontade
    férrea de servir e buscar a sua independência
    como cidadã portuguesa a serviço do novo.
    Está me entendendo? Humm kkkkk

    Basta querer e o segredo
    não é só o convencimento, mas sim
    abrir o coração e falar a linguagem
    que essa juventude quer ouvir.
    Franqueza e muita força nas palavras...

    Belo salmo e que bela récita de
    Augusto Castro! Sem Dúvida,
    quem andar pelo caminho da luz
    com o nome de Deus ou não
    a deus chegará...

    Mas, Mestre não! A sério que não!
    Sou antes discípulo,
    e quero ser discípulo para sempre
    justamente para reverenciar os Mestres!

    Apesar de tempo integral que exige uma campanha,
    venha sempre por aqui trazendo a sua presença luminosa.

    Fraterno abraço

    jtl

    ResponderExcluir
  3. Nobre Cavaleiro.

    intendjiii,uaiii,kkkkk
    é mestre não,pra mim é.Ora!
    e eu sua dicíspula,kkkkkk

    Agora a sério,já pensou transcrever toda essa
    sabedoria em livro?Acho que era uma boa,tem muito para contar...
    Na minha candidatura vale tudo,até de esfregona na mão,o que não faz um candidato para ganhar as eleições...kkkkkkkk
    Eu falo com franqueza,muita força nas palavras,
    mas a juventude diz que eu sou corôa,podjiii,kkkkkkkk.

    Nobre Cavaleiro
    dia iluminado para si.

    Fraterno abraço.
    aPr

    ResponderExcluir
  4. Que alento vir e ler...
    Sim, e aprendi em outra escola que essa partícula divina chama-se "átomo Nous" mas denominações nem importam diante de tal beleza e trabalho de trabalho e misericórdia que é carregarmos em nós o caminho.
    Para o caminho.
    Abraços da sua Dama.

    ResponderExcluir
  5. Cara Amiga e Dama-irmã
    digamos que caminharemos na mesmo direção aprendendo um com o outro e rindo bastante kkkk
    Fraterno abraço...

    Cara Dama, "átomo Nous", também, raiz de Atman, simbolicamente Portal de SHAMBHALAH... enfim Deus, e o que importa é que temos essa Chama oculta em nós, provando nada estar fora e se fora há, como bem diz será caminho do caminho interior.

    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir