domingo, 26 de setembro de 2010

Tempo de semear e de colher... Uns colhem, apenas colhem o que os outros semeiam.

Há um tempo para semear e um tempo para colher...

Assim precedem os ciclos uns aos outros, tanto na vida individual nas diversas fases quanto nos governos das nações que se sucedem.

E nesta nação brasileira de 510 anos de vida à qual Caminha se referia dizendo que “em se plantando nela tudo dá”, ao longo desse tempo semeando aqui chegamos a colher riquíssimos frutos.

Entretanto, na presente fase contada a partir dos últimos 20 anos do governo, desde o presidente Itamar Franco passando por Fernando Henrique Cardoso até este, atual do Lula, muito claramente se vêm sementeiras e colheitas.

Iniciada a fase de recuperação da “terra arrasada” pelo absoluto descontrole inflacionário, no final do governo Itamar semeou-se com o então Ministro FHC o Plano Real e prosseguiu nos dois mandatos seguintes um ciclo deveras virtuoso de semeadura.

O dragão devorador inflacionário foi derrotado, um plano macroeconômico perfeitamente edificado em bases sólidas, e finalmente o Brasil tomou o leme de sua trajetória econômica e social.

Estatais perdulárias, que serviam apenas de cabides de emprego e saco sem fundo de dinheiro público, foram privatizadas; e muito bem privatizadas, pois, na verdade, algumas se tivessem sido doadas e oferecido pagamento para que alguém ficasse com elas, ainda seria um grande negócio para a nação, à mercê do parasitismo estatal.

FHC também semeou o saneamento dos bancos. Com o programa de demissão voluntária deu inicio a um ciclo produtivo e de orgulho para os funcionários de estatais mais eficientes e leves, que passaram a oferecer um serviço público de melhor qualidade.

Deu curso também ao programa de proteção alimentar e da bolsa escola, que hoje inadequadamente leva o nome de bolsa família.

Estas sementes entre muitas outras, e algumas leis que foram criadas tal como a de responsabilidade fiscal, por exemplo, caracterizam um período de boa semeadura, sem dúvida.

Mas veio então lula com a sua fábula de ética e moral, e passou a colher as benesses semeadas e os já maduros frutos. Mas não foram suficientes para atender à sua gula voraz.

E o que era uma lula de pequenos tentáculos se transformaria rapidamente num polvo gigante, e deflagrou-se o inicio do plantio e a expansão das piores pragas, que uma nação poderia ter nesse tenro momento em que se firmava a sua recuperação.

E os corruptos, as mentiras sistemáticas contra os governos anteriores, e ele pessoalmente protegido por poderosos tentátulos e revestido por uma carapaça de bronze que ele diz ser "a casaca de tartaruga", passou a cuidar do PAC...Programa de Ataque aos Cofres da união, dando proteção e acolhida aos executivos diretos e indiretos, colocando no colo todos os cúmplices espalhados pelos quatro cantos da república.

Criou inimigos imaginários na oposição, à qual passou a denegrir e a ameçar constantemente, e associando-se aos piores ditadores do mundo passou a servir de palhaço internacional terceiromundista, porém muito bem vestido com roupas de corte finíssimo, mas os movimentos cambaleantes e a tez rosada de ébrio, não poderia ir além de um bobo da corte global.

Como não tenha consciência desse único papel que lhe cabe, alimenta a ilusão de que é mesmo o cara.

Nem se dá conta de que da sua aparente alta aprovação interna 60% se deve ao fato de ter seguido o programa de FHC, que o mundo aplaude e ele cinicamente e por absoluta tibieza nega, embora não possa enumerar um único programa vitorioso de sua criação.

Bem, mas foi assim que mensalões continuos e alguns denunciados têm a marca das impressões digitas com nove dedos, afinal uma característica deveras original, e a marca única e absolutamente inconfundível de seu autor.

Esta é a mais pura e triste verdade, e se alguém nesse governo tem mérito cabe ao presidente do Banco Central, Henrique Meireles...

No mais, há, pois um tempo de semear o futuro próspero, mas lula evoluindo para o polvo de muitos e longos tentáculos, o deixou passar por embriaguez e gula exacerbada, que dizem, cega.

Conquanto as defesas fronteiriças desprotegidas e a moral das forças militares em frangalhos, as drogas e muito especialmente o Crack por ironia do destino invadindo o Brasil, serviria de mote ao seu Crack familiar.

E numa analogia interessante, diante das revelações da mídia acerca do enriquecimento meteórico e certamente ilícito de seu filho, que de um medíocre auxiliar de zoológico do interior de São Paulo fora elevado à condição de Crack número um das finanças, e assim denominado e consagrado pelo próprio pai!

E é realmente um fenômeno, que só o Ronaldinho Fenômeno se pode comparar ao prodígio chamado lulinha da silva.

Por isso ninguém poderá dizer que o cara não colheu os frutos das finanças brasileiras muito bem estruturadas nos governos anteriores, e não é por outro motivo que os seus familiares, amigos, banqueiros e grandes empresários encarecidamente agradecem.

Todavia a nação brasileira atravessa o fim não de sete anos de vacas magras, mas oito anos de uma onda terrível de miséria moral e ética tão avassaladora, que, quem tem honra sente vergonha de ser honesto, lembrando o grande Rui Barbosa.

Em contraponto prospera a fertilidade financeira semeada nos dois governos anteriores, mas ainda ilude e prende ao fundo do poço quem com o cara se junte e ostente a marca da besta na testa.

A marca? A maioria com a ficha criminal e o rastro deixado até de sangue, que é o caso de sua candidata e a maioria que lhe dá eco e sustentação

3 comentários:

  1. Caríssimo Julio

    O amigo anda ás voltas com o Lula,eu ando ás voltas com o reumático,é a velhice,que fazer,rs

    Pois é amigo,há os que só colhem o que os outros semeiam,há os que conseguem semear e colher,e há aqueles que só colhem tempestades,que não foram semeadas por eles.

    Pântano sem Lótus é no que o mundo se está a tornar.

    Boa semana.

    Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  2. Reumatismo? Ainda é muito criança para tê-lo.
    Já a praga que eu combato não tem idade.
    Esta atual sim, mas parce que se renova trocando de corpo fazendo jus ao trocadilho de porco corpo-porco kkkkkk

    fraterno abraço

    caríssima Ana

    ResponderExcluir
  3. Gostei da criança,amigo Julio,com esta idade,chiiii

    Essa praga não tem idade,não.

    Trocar de corpo,não era má ideia,hoje em dia já se troca tudo,pode ser ás peças,como nos automóveis? kkkkkk

    fraterno abraço

    caríssimo Julio

    ResponderExcluir