quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONTRADITÓRIO

Num regime democrático – diz a Constituição -, todos são iguais perante a lei; cada cidadão tem o direito de emitir sua opinião - coisa que eu faço, em forma de perguntas.
E lá vai então a primeira: - se no primeiro dia aula do curso primário de uma criança, até o último dia de um curso de Direito, feito com critério e competência, sem o que não se poderia vencer um concurso para a Magistratura, a que se propusera: e, em sendo aprovado, ao se tornar um Juiz de Direito, recebendo, no ato de posse, com a primeira letra escrita de próprio punho, no primeiro dia, a vedação para exercer qualquer outra atividade financeira...
Poderá exercer as funções de Professor; mas devido ao acúmulo de processos, à falta de estrutura do Poder Judiciário, até a carência de Secretária - que, se a quiser, terá de pagar do próprio bolso - onde arranjará este Juiz, tempo para o Magistério?
- Embora não a houvesse pensado, considere-se esta a primeira pergunta.
Ante os motivos expostos; ante a longa caminhada do estudante, até alcançar esse posto, tem o Juiz como recompensa um ótimo salário - na visão do leigo - baseado em informações “mal informadas”; porém, razoável, se comparado aos miseráveis salários pagos no País.
Situando-me, entretanto agora no tempo - este é o das grandes reformas que hão de salvar a Pátria, “todas as lavouras do reino”, e a da Previdência salvará não só o reino, mas “outras promessas de campanha” - que, se não saírem, atenderão do mesmo modo aos propósitos de quem os não tem e nunca terá.
Nesse tema e desse mote, extrai-se o comentário de um ilustre parlamentar do P.T. - ou seria gaiato? - Bem, isso não importa diante do que ele dissera ao afirmar que um Juiz ganha mais que o Presidente da República, não obstante este possuir apenas o terceiro ano primário, e naturalmente as suas vantagens, e desvantagens – “felizes os pobres de espírito, por que deles é o reino do céu”.
Ainda segundo a máxima democrática - eis a derradeira pergunta: - quanto custa e quem paga a gasolina e a manutenção do automóvel que levará a cachorrinha do Presidente ao Veterinário?
Quanto custa e quem pagará a vaidade, o zelo com os netos e a sua previdência privada de milhares de reais, a manutenção e a gasolina do carro, à disposição da primeira dama?
Quanto custa e quem pagará o churrasco oferecido aos dois times do Presidente, após uma disputadíssima partida de futebol?
Quem pagará e quanto custa a água mineral que durante o jogo e após, se toma um gole e se joga o resto sobre as cabeças coroadas?
Quanto custa o uísque importado, caso o tomem ou a cerveja bem gelada, que o clima de Brasília é seco - principalmente após uma árdua partida de futebol?
Quanto custa e quem pagará o custo do “Força Aérea Um”? Quanto custa e quem pagará o supermercado da Granja do Torto, que até hoje não entendi porque não é “direito”?
Quanto custa a peixaria e quem paga essa conta dos peixes? Quanto custa e quem paga a fortuna adquirida magicamente por seu filhinho, lulinha?
Quanto custa e quem paga a importadora de bebidas? Quanto custa e quem paga os charutos cubanos?
Quanto custa e quem pagará o telefone, a energia, a TV a cabo, os cartões corporativos e secretos, a farmácia, o médico cardiologista, o veterinário da cadela, as viagens do presidente, o Médico, o Dentista, a consulta da sogra - se a tiver, o socorro aos irmãos, aos cunhados - se também os tiver? Quanto custa os abafa escândalos, no começo, diários e agora de hora em hora?
Enfim, quanto custa a palavra honrada, quem a paga e a deixa de pagar? E quanto custa afinal e quem paga essa fortuna para lustrar o seu ego: (BRASIL UM PAÍS DE TODOS)?
Esta foi a última pergunta, para quem tiver sólida base acadêmica, profundo conhecimento financeiro e tenha os olhos bem abertos aos números e ao tempo da resposta.
Se de fato houver tempo e transparência dos investigadores, da imprensa livre, sem andar de joelhos diante desse farsante, emplumado de ungindo.

2 comentários:

  1. Caro mano amigo,venho só desejar-lhe boa noite.
    Amanhã se tiver mais tempo,leio com atenção sua prosa e comento.Tenho matéria laboral diametralmente oposta para estudar e pouco tempo,hoje estou com febre,eu e o ar condicionado não combinamos,e estou a dormir muito pouco.

    fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte amiga, e se cuide
    fraterno abraço

    ResponderExcluir