quarta-feira, 27 de abril de 2011

A marca de seu dono...



HORIZONTE, ESPERANÇA E CAMINHO DO MEIO

Todos os objetos ao alcance de minha compreensão adquiriram um tom muito escuro, perderam os contornos que definiam as formas agradáveis, e as cores desbotaram.

Em meio ao caos do panorama mundial, a única coisa deveras esperançosa vi há pouco no olhar inquietante de uma criança, ao passar por mim.

Querendo-me dizer alguma coisa, olhou-me sorrindo; mas atrás daquele sorriso inocente vi um infantil desassossego, que uma alma adulta de formação ocidental não compreenderia.

Ante este infantil olhar e com este estranho quadro do mundo, aquieto-me estarrecido a perguntar onde teria ido parar a razão e a caridade? Temeroso, onde encontrar a esperança?

No âmago da minha pessoal pretensão já não tem muita importância a minha inquietude, pois pouco tempo de vida me resta; mas, todavia a civilização é jovem e passa por um momento de insanidade coletiva, onde as pessoas realmente preocupadas com os valores morais trazem abafadas as suas vozes.

Certamente, isto passará. E que o retorno ao equilíbrio não demore muito, com penas de uma profunda contaminação invadir os já poucos ambientes sadios, tal a velocidade com que as águas poluídas engolem o terreno ainda sadio e fértil.

Parece que de fato são chegados os tempos esperados, mas não deveria ser desta triste forma...

As alternativas reduziram-se a duas correntes perfeitamente delineadas na base da pirâmide, vendo-se de um lado uma multidão correndo atrás da salvação sem saber do que se salvará, e do outro lado a outra metade preocupada em acumular bens perecíveis, com que pensa construir altas muralhas a fim de proteger-se atrás delas.

Os meios pelos quais adquirem os bens não vem ao caso comentar, todavia raros são aqueles por meios lícitos e honestamente adquiridos.

Felizmente ainda existe uma elite espiritual, muito bem preservada das tormentas, é claro que existe! E em último caso os seus membros servirão de semente para uma nova civilização; mas a inquietação é grande, porque são poucos e até se podem contar nos dedos de meia dúzia de mãos!

Ainda bem que a sua vontade é muito poderosa e produz admiráveis correntes mentais! E o melhor de tudo é que se escondem no meio da multidão, e não trazem marcas na testa! E podem então proteger-se, porque aprenderam ao longo do tempo a arte da mística proteção que os malfeitores da vida não conhecem!

Naturalmente há de prevalecer, ainda um frágil sentimento de amor às crianças, pois também elas haverão de ajudar a salvar o mundo e a repovoar a terra de boa semente, juntamente com as almas simples, que não acumulando pesos de nenhuma ordem pairam acima da superfície caudalosa das águas contaminadas...

Um comentário: