terça-feira, 28 de agosto de 2012

Décimo Primeiro Palco



(De Eros a Prometeu)

Segundo o Oráculo de Delfos: “Homem, Conhece-te a ti mesmo”.
Já as três perguntas ainda intrigam e continuam desafiando: “Quem sou de onde venho e para onde vou”?
Eros – Esse é o grande desafio do homem! Como responder a essas três perguntas e finalmente me conhecer, caro Prometeu?
Prometeu – Que tal começar pelo que estiver mais próximo de ti?
Eros – Mas como posso saber o que está mais próximo de mim, num estado em que tudo é relativo?
Prometeu – Ora, observando o que é palpável!
Eros – O palpável não é a forma material? E o que está mais longe de mim, do que o minha carne?
Prometeu - Através do corpo e da carne tocas e interages com a forma; portanto através da forma e do movimento, sentes a presença da vida.
Eros - Vida física, não é o que queres dizer?
Prometeu – Sim, e onde poderás observar movimento e a conseqüente presença da vida, senão no corpo formal, na carne?
Eros - Busco o conhecimento em vôos mais altos, além da carne perecível.
Prometeu – Sei! Crês que sem a carne – poderia a majestosa águia, por exemplo, ter asas com que voa?
Eros – Belíssima é a águia! Admirável a sua visão e o seu vôo! Símbolo de liberdade, realmente, mas é o conhecimento da alma que me sustenta a ideia de caminho e mantém a fé.
Prometeu – Alma? Sabes onde ela está assentada?
Eros – Creio que sei! Não acredito que exista outro assento para ela senão o corpo, segundo a lógica e o pouco que eu já compreendo.
Prometeu – E não te parece razoável que antes de conheceres a parte “aérea”, ou etérea devas conhecer a base concreta, terrena onde ela se assenta?
Eros - Então é aérea, a alma?
Prometeu - Em metáfora sim, é como deves entendê-la aérea ou etérea... em metáfora!...
Eros – Metáfora? Pelo teu modo de falar me parece retórica, antes de metáfora!
Prometeu – Pensa o que quiseres. Mas já sabes que o corpo não é a alma; e este não é uma ideia retórica nem metafórico conceito! È tão concreto que até o podes tocar; e ela – a alma – está assentada nele, disso também já não há dúvida, não é?
Eros - Sim, isto eu já sei!
Prometeu - Conhece-o então melhor! Nele há dor e prazer, calor e frio, embora estas sensações não as sintas no teu corpo.
Eros – Quem então as sente, senão é esta a natureza do corpo?
Prometeu - O veículo das sensações – o corpo astral que o volteia – é quem sente.
Eros - Quem sou eu, afinal?
...

2 comentários:

  1. Eu sou Deus, Eu vim de Deus e a ele retornarei no tempo certo... Muitas vezes me senti quase como uma erege a acalentar secretamente tais pensamentos "pecaminosos" em mim, pois foi assim que me ensinaram., hoje a cada raio de luz que vai desabrochando meu conhecimento, sinto que somente a verdade nos libertará e só vivendo uma vida Higida, conseguiremos realmente expressar de forma plena aquele em que todos nós somos e temos o nosso ser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plenamente e constantemente em evolução, assim somos o Um e o Um é todos ao mesmo tempo. Deus é sempre Único. Nós sempre Deus de onde provêm todas as coisas. Desde a mais obscura à mais alta potência, impossível de imaginar a uma mente terrena.

      Excluir