terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DO NADA NÃO VEM NADA


Quem disse que não viemos de um lugar?
De onde eu venho? Por certo, e com gratidão agradeço ao pó mais sutil de estrelas, cujo ponto que determinara o lugar onde foi eu o ignore, sim, mas foi dentro do espaço absoluto, palco de atuação do Eterno como Universo. E eu vou nele! Então, se não venho, mas certamente que sim, mas supondo que não, todavia “estou” neste lugar espacial demarcado por ELE, em cujo círculo primordial ELE se limitou... e fez-se um lugar... Como ousaria eu dizer, diante desse infinito espaço povoado de astros e estrelas que não venho de lugar algum? Se até grato, eternamente grato sou ao ventre de minha mãe de onde saí, e era aí, sim, o meu primeiro lugar!

Para onde vou? Não sei exatamente para onde vou, mas vou por ser inevitável sair daqui onde estou e também na Divindade da qual eu faço parte; e enquanto existir caminho para ELA me encaminho por ora de pés no chão, pouco importa a marca do calçado... Mas vou sim e será lá um lugar, pouco importa a dimensão!

Louvo por isso o caminho! E se há caminho é porque existe um caminhante e uma estrada que demarca o espaço concreto nesta Sagrada Terra, onde até os Deuses habitam o seu interior! Mas o homem comum retórico e teórico beirando a mediocridade não quer sujeitar-se ao espaço dela nem às suas leis, mas é possível que ao negá-la anule-se! A razão? (risos)

Pobre de espírito é o homem que dorme durante o dia sonhando ser astro; miserável de alma é aquele que dorme de olhos abertos para a luz da lamparina pensando que é o sol que ele próprio projeta.

A diferença entre o sábio e o medíocre é que o Sábio olha o sol e não fica cego; mas o tolo que se diz o próprio anda onde não é um lugar, se diz ser também maior que o sol e tropeça nas próprias pernas de carne, nervos e ossos com as quais nega caminhar... Quererá ser super-homem, e voará como os pássaros voam? (Mais risos)

Acorda homem pequeno, que sonhas ser grande! Sequer és capaz de olhar o sol com os olhos físicos! Como queres, então, ser mais que humano? Leste em algum lugar que és mais que filho da terra e achas que desenhando um avião podes voar com ele? Ou podes ser um iluminado adquirindo uma lanterna? Sem antes viveres o homem terreno e sem renunciares a qualquer ideia de grandeza, sabe, pois, que olhar o sol ao meio dia sem ficares cego tu ainda não és capaz? Então silencia que os Deuses da humildade ficarão satisfeitos.

É a hora de acordar, pequeno pretensioso, pois alguém maior que tu descalço e despojado por aqui andou, repetindo a frase do sábio: “Só sei que nada sei”! Mas tu sabes tudo e de tão grande não vens de lugar algum! È uma pena, que ainda não saibas da lei mais simples do existir, que ensina que “do nada não vem nada”! E essa é uma verdade tão simples! Por isso deverias ser ao menos digno do alimento que tomas da terra, para sustentar o teu corpo, única fugaz e passageira verdade como tu, que reafirma a tua mentira, pois do pó vieste e ao pó voltarás e é aí um triste lugar!      

2 comentários:

  1. Você leu ou ouviu isso, né não?
    E você responde ao mediocre (c/o sentido de mediano) 1/8 acima, como te soa ser..
    Certo?
    Depois de ler bastante sobre a 'arte' do silêncio (gente calada sempre é mais fácil de ser manipulada - rs) e muitas recomendações sobre os benefícios de se 'ouvir' (na verdade só escutei com atenção à 'ESCUTATÓRIA', do Rubem Alves - Pisc*), pensando seriamente em fazer Votos de Silêncio e ... Surdez:

    "Carlos Heitor Cony. Escritor. Imortal da academia. E fala POBLEMA." - fonte: R.Hermann

    Decorem esta amigo : Nunca seja arrogante com os humildes. Nunca seja humilde com os arrogantes .

    Boa Sorte, Norma
    P.S.: Belo texto! (mas isso já é lugar comum, né?) Nac♥

    ResponderExcluir
  2. Parceirinha, ouvi essa parte, e a outra no gancho de que somos Deuses afirmava ser ele mesmo, e desejava fazer de todos também deuses! KKKK rsrsrs por isso "gosto do rio a correr que mesmo sem saber corre para o mar", e é refrão de uma canção do CD; mas realmente POBLEMA... tem certeza de que não é um tipo de pó blema?.

    ResponderExcluir