quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Caríssima amiga Ana,

Saudações fraternais.

Cara Ana, longa amizade, “portugalidade” e a franqueza que ela confere é o que temos em comum, além de outras características que os seres humanos possuem que os harmonizam entre si.

No fim resulta num querer bem, leve, sereno, adulto e absolutamente desinteressado em qualquer coisa, que não esse querer bem.

Não sei se já lhe disse que tenho uma regra que sigo, e se refere ao fato de que “os amigos criticam e os inimigos bajulam”, conforme a metáfora, aliás, bem sábia metáfora!

Mas eu ainda diante do que não gosto dos amigos, seja a sua arte, seja a sua roupa, seja o seu modo, seja a sua voz, se for cantor, ou até sua poesia se poeta for, eu calo-me.

Mas jamais diria hoje se não conseguir ouvir uma música até o fim de um amigo pela má qualidade que é boa, ou bonita, pois não o direi jamais, e então calo-me.

Ao contrario disto, vendem-se às “carradas” livros ocos e absolutamente vazios de essência e de estética duvidosa, e até às escolas alguns são destinados, e então é trágico o “soneto”, muito pobre a “prosa” e certamente parca a “poesia” a entrar por essa via a “desensinar”...

Porque os amigos muito bonzinhos não querem dizer não nem criticar?

Calem-se ao menos!

Mas ser português é viver subindo escadas, e aqueles degraus em que se encontrava a mãe lusa vestida de preto, amorosa com o bem e com o mal feito, com o bonito e com o feio...

Bem, essa estranha bondade se virasse uma regra e continuasse subindo degraus alimentaria muitas ilusões, exatamente como os bajuladores alimentam aos bajulados...!

Usar por aqui o seu virtuoso KKKKKK nem sei se pode, mas eu uso assim mesmo,
e saberá então melhor com ele que não calo diante do belo de nenhuma forma, mas se ainda não aprendi a dizer não, diante do feio calo-me, quando consigo... kkkk.

Emudecer será, pois o meu protesto eloqüente, diante do que não gosto e, por favor, meu brado é, deixem-me calar!

Mas os maus livros e os escritores malditos são mesmo nefastos e a sua maldição está no que escrevem negativo e vai à “escola”, até via televisão. Aqui o kkk seria escarnecedor...
Por isso kk aqui não cabe...

Mas cabe celebrar as Filhas da Mãe de todas as Mães, seja Lakshime, seja Shekinah, seja Mariah, seja Alahmirah, seja a Merkabah... Uma barca de Alah..

Enfim mulheres dignas e guerreiras que já dizem não, ou no mínimo calam-se diante do feio e que não pode passar por bonito, não obstante um bondoso coração de mãe.

9 comentários:

  1. Pois o sangue luso desta que vos escreve, diz:
    Cala-te!
    O quanto de sabedoria nas mulheres de preto!
    Minha avó dizia que a palavra é de prata e o silêncio é de ouro.E esta avó, Adelaide era filha de Maria, a bisavó (uma lusa de preto), que tive a sorte de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Cara Barbara,
    leia na integarlidade de todos os termos, e lerá que a sabedoria das mulheres de preto não foi aí contestada.

    Apenas serviu de alerta para o fechar de olhos ao mal feito, por excesso de bondade de minha bisavó, minhas avós (duas) a quem rendo todas as homenagens, sem entretando reconhecer que uns tapas em vez de beijos deveria ter levado...

    Sim, a sua avó deve ter ouvido essa velha máxima lá da velha Ariavarta,
    mas quem se atreve a dizer: "Cala-te" sem entender o contexto nas sete chaves que permite, peca pelo excesso de qualquer coisa que ainda não percebi bem: vaidade, atrevimento ou falta de atenção.
    Mas assim mesmo obrigado pela visita e volte sempre.
    Apenas recomendo que leia as linha e as entrelinhas sem naturalmente esquecer que uma sentença ou mesmo uma simples carta aceita no mínimo sete chaves de entendimento.
    O silêncio é mesmo ouro...
    Siga-o.

    ResponderExcluir
  5. Entendi que você não contestou as mulheres de preto.
    Apenas quis ratificar sua idéia.
    Muito boa por sinal.
    E nas entrelinhas do seu reconhecimento dos valores dos corações das mães, está o reconhecimento de algo "essencial", de essência.
    Tem recadinho lá, cavaleiro.
    Se puder cavalgar até o blog,há um recado lá prá você. Mas vá sob brisa, sentindo o toque do ar em seu rosto e os aromas que o seguem na cavalgada.
    Um cavaleiro não desperdiça nada.
    Um abraço, cavaleiro!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Júlio !
    A forma como fomos educados, o nosso tolerante sangue luso e o receio de magoar os outros, é que fazem com que calemos quando algo não nos agrada.
    Mas não deviamos ser assim !... Deveriamos manifestar o nosso desgosto abertamente sobre algo que não nos agrade; da mesma forma que deveriamos elogiar claramente tudo o que atinja agradavelmente os nossos sentidos.
    Esta seria a forma de separarmos bem o trigo do joio e evitar que tanto lixo andasse por aí a circular.
    Aproveito para lhe dar os parabéns pelo seu blogue que acho fabuloso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Bom o argumento que colocaste lá.
    Com paixão.
    Obrigada.
    "estou o que estou"...

    ResponderExcluir
  8. Sob o mito da Távola Redonda, cavaleiros do Rei Arthur, está um trabalho de essência.
    Também na sua argumentação tem essência.

    ResponderExcluir