sábado, 10 de março de 2012

Oração Leiga


Dai-me Senhor, o poder de síntese!
Afastai de mim quem fala sem parar e não diz nada,
que ao meu Sentido da audição, quero regar!

Dai-me Senhor, observe eu e reverencie a formiga,
antes de querer entender o formigueiro!

Dai-me Senhor, a arte de à água do regato
a um fio de sua água dar um curso
e vá ao pé da margarida e no seu uso
à relva esverdeie!

Dai-me Senhor isso, que em troca dou-vos
as escadas que sobem ou descem pro céu,
para tê-las já prontas e dá-las a quem as quiser,
e anda cá na terra, como eu,
querendo subir ou descer!

E não que eu não acredite existir o céu em cima ou embaixo
ou serem o Sol e a Lua menores que a lâmpada
da minha cozinha,
onde tenho que ir, se quiser comer...

E além de dar-vos as escadas dou-vos também
a certeza e a palavra de prosseguir feroz
na luta contra quem insiste na cruz
pendurar vosso filho, Jesus
e vende-lo às porções nas igrejas
capelas, ermidas e casas de orações,
mas, revelando claros com caras e carões
a todos os vendilhões...

Porém, vós mesmo em vosso filho
na Cruz representado,
Na tradição e no julgado pelo tempo
quem o impede se repita é a Justiça,
e aí então não , não retirem!

Mas por ora dai-me ligeireza aos pés,
Mente e energia para ir a pé lá baixo,
ao hospital regional rever
quiçá a última vez meu Negro amigo e Irmão
IRAMAR que definha e quase osso
No último leito carnal, na cama do hospital
Quase ouço, em breve partirá!

Não se sabe para onde...
Mas certa feita fui com ele, e ele devoto de Iemanjá
a quem todo ano à beira do rio celebrava,
onde um dia á beira do rio fui com ele!
E com os seus irmãos celebraram Iemanjá
E eu com os pés nas águas à beira do rio,
Vi sorrindo para mim, ALAMIRÁ!

Foi quando celebrei àquela Helena
Que da fotografia me sorri
De quem tive a fortuna
De comer de sua bendita boca
A metade de um doce...
De quem tive a ventura de um dia a conhecer
E a certeza de que a vi!

3 comentários:

  1. Senhor! ouve o meu Amigo
    e despacha a seu favor:
    estou de acordo consigo,
    sem nada ter que lhe opor!

    JCN

    ResponderExcluir
  2. Tens, pois, também Senhor
    já ao meu Amigo de fiança
    e o faz co'a lente de um Doutor
    de honesto estudo a recompensa.

    ResponderExcluir
  3. E finalmente o Meu Irmão Negro IRamar
    partiu!Foi!
    Não importa agora ao seu corpo
    o que se faça,
    mas a sua alma estando aonde foi
    em paz fique,
    e para a vida maior, renasça!

    ResponderExcluir