terça-feira, 22 de maio de 2012

POBREZA




Porque não saibamos o que é riqueza de espírito, a pobreza é a única que temos em concreto. Existem em abstrato inúmeras formas de fortuna, conquanto em espécie, palpáveis, nenhuma que dure para sempre.
Tudo quanto exista e seja possível tocar e aos nossos olhos impressione a forma que tem, não é nada; inclusive nós, inclusive tudo. 
Juntamente com todas as coisas somos objetos da sombra a impedir o sol e nem existimos, apenas refletimos a luz. Mas também o sol é finito e sombra (luminosa) em nosso espaço, e também relativa deixará de existir um dia. 
Diante desta impermanencia o que é real? E quem conhece realmente o que é verdadeiro? Alguém a alguma coisa eterna já viu a cor, sentiu o sabor, o cheiro – alguma forma ou mesmo ideia precisa e permanente?
Teria sido esta suprema indagação a que levara o antigo Grego a buscar o ser metafísico, expresso na idéia do eu? 
Não só naquele tempo na Grécia, mas hoje continua a sua busca em todo o mundo por muitas pessoas sérias, muito sérias, há de se dizer, e algumas muito raras através da fé; ainda outras pela necessidade fazem descobertas profundas de caráter místico, algumas através da ciência, quando esbarram nas causas inexplicáveis.
De modo que a busca da verdade resulta na questão do indecifrável espírito, deveras fonte de toda a riqueza.
E sabe então quem o busca o que é riqueza de espírito e descobrirá o que é pobreza da alma e do corpo. Ainda que seja uma ideia relativa, pois não se pode pensar haver qualquer saber derradeiro na esfera do pensamento humano.

3 comentários:

  1. indecifrável e permanente.

    ResponderExcluir
  2. O Único que é. A luz eterna por trás da forma

    ResponderExcluir
  3. olá julio! acredito no bom olhar, é facto há resultado do bom sentimento, então, quando você diz: somos objectos de sombra a impedir a luz... talvez, nem considere que também, quando quer bem a alguém é natural que vosso querer incida e reflicta como benção, como estímulo, como crescimento ao outro! é assim com a semente na terra, pois lembre-se de quem tem um sol radiante imperceptível no núcleo da terra, e que mesmo oculto é generoso, aquece e desperta a semente a vida. o mistério talvez seja este sentimento terno, o natural.

    ResponderExcluir