quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ilumindo oriental...



Águia

“Em manhã fria lá no alto da cordilheira do Himalaia, de longa cabeleira branca, reza a tradição esconder-se aí antiga maia. Mas, de repente, em milhares de anos transformou-se em sábio monge, e depois em águia voou longe”.

Batera muito forte as fortes asas, atravessou o mundo e veio pousar ao sul das Minas Gerais.

Salve! Ave, redenção das águas, salve! Felizes aqueles que nessa fonte em boa hora beberem! Dos mais puros e raros cristais verão tamanho brilho, que um novo amanhecer de paz ao mundo acalentará a esperança!

Teria, então, daquela manhã fria mais fria se tornado a montanha branca, no pico do Himalaia?

Não, o sol não se apagaria naquela direção, porque o fogo do seio da montanha, mesmo transformando-se na mais perfeita metamorfose, em borboleta, ainda brilhará por muitos séculos.

A borboleta voou rumo ao ocidente, e finalmente pousando em outra serra, que até diz a lenda, ser de manteiga o seu coração,onde harmoniosamente, por instantes, borboleta e águia aí estão!

Qual mar verde em sua face ocidental, no lugar do branco oriental e nasce e renasce em cada primavera, a exalar perfume de jasmim!

Sopra-o a brisa fresca, aspira-o quem passa ao seu pé, transporta-o o seu néctar a abelha, ouve-se o som dos sons num rito e nasce a nova manhã.

Reverbera o canto universal, Brasil, depois de perpassando Portugal.

3 comentários:

  1. Não é uma charada, não é linguagem simbólica.
    Mas é uma charada e linguagem simbólica...

    ResponderExcluir
  2. LI AGORA E GOSTEI DA FORMA.
    DE UMA AMIGA VIRTUAL.

    (Somos contra a ordem das prioridades.)


    "Hoje pela manhã, eu estava na minha academia andando na esteira e vendo TV. Uma senhora resolveu me abordar completamente indignada quando viu a chamada da reportagem sobre essa quarta feira, que iria decidir a tal "união dos homossexuais". Disse ela: "Não sei qual é a sua religião... Mas, não importa! Porque na minha está escrito que o mundo ficaria assim, invertido. Veja só: O STF adia o processo mais esperado pelo povo, mensalão, mas coloca na pauta de urgência, o glamour do "orifício recto". A militância foi boa. O País está parado nos direitos do **C**". Pois bem, não temos nada contra a união dos homossexuais, mas cá entre nós, o Brasil está precisando de uma boa varredura contra à corrupção."

    ResponderExcluir
  3. Por unanimidade do STF, o "C" está livre.
    Esperamos que não ajude a livrar o "R" do MENSALÃO!!!

    ResponderExcluir