segunda-feira, 20 de julho de 2009

Na falta de Um Soneto...

Caríssimo amigo, minha boa amiga, a roda da fortuna gira sem parar e ao girar na esfera da fortuna material, juntamente com ela gira muita hipocrisia, muito “faz de conta”, falsos sorrisos e tão mal encenado “te amo” e tão ilegítimo!

A amizade verdadeira, qual tartaruga se recolhe na carapaça. Não por medo do sol, mas para se proteger dos "amigos".

Pena é que o velho tempo das coisas dos ontens e das “deixadas” para depois, passou.
Pena muito maior é ver que quase ninguém viu que passavam.
Imagine, pois se dependesse o tempo do olhar de quem olha e não vê, se ele sequer existe!

Caros, é tempo psíquico do balanço dos bens...
Aqueles muito pesados, exceto as obras de arte, na medida do peso nos pesam.
Pois já pensou, meu caríssimo se o “amar a Deus sobre todas as coisas” e essas coisas se resumam a um pequeno quintal, com meia dúzia de galinhas ciscando?

Pobre, desse Deus, posto assim acima de um pequeno espaço e casa de algumas galinhas, com o resto do universo todo para seguir caminhando através dele!

Mas, como diz o ditado, "Deus não ouve os loucos"; tendo-se por loucos aqueles acometidos pela cegueira da ignorância.

Sabe amigo caríssimo, saber que não sei nada deixou de me atormentar e causar peso.
Ninguém sabe mesmo nada!

Mas saber distinguir "os nadas pesados" urge que se aprenda, para deixá-los à margem das transformações mais leves.
Fraterno abraço
Júlio

9 comentários:

  1. Julio
    Ainda bem que não houve um soneto e surgiu esta belissima reflexão...
    E o fecho então, saber distinguir os "nadas pesados"..foi demais!
    Parabéns meu amigo..
    bjs
    Enise

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem amiga Enise,
    ainda bem que você veio.
    Mas não saia mais daqui,
    senão eu fico triste...
    Obrigado boa amiga

    fraterno abraço

    Júlio

    ResponderExcluir
  3. AO SOM DA LIRA

    Não é Poeta quem quer,
    mas quem Deus o entender:
    oxalá não pense em mim
    para esse efeito, esse fim!

    Nem toda a gente que um dia
    fez alguma poesia
    ou por motivos diversos
    fez uma dúzia de versos,
    uns rimados, outros não,
    consoante o seu padrão,
    pode chamar-se Poeta
    mesmo que longe da meta
    dos que nunca morrerão.

    Ser Poeta é coisa séria
    seja qual for a matéria
    da sua composição,
    não devendo nem podendo,
    segundo aquilo que entendo,
    descer ao nível do chão
    por qualquer motivação.
    Como toda a gente sabe,
    ser Poeta é coisa grave,
    dada a sua condição
    de na casa ser a trave
    que segura a construção.
    O Poeta deve estar,
    em qualquer tempo e lugar,
    eminentemente acima
    de tudo quanto o oprima
    para estar em condições
    de levar aos corações
    a mensagem da verdade,
    que é irmã da santidade.

    Não é Poeta quem quer,
    mas quem Deus o entender!

    Deus poeta não me faça,
    não me conceda essa graça,
    que para minha desgraça
    já me basta o que se passa
    na minha longa existência
    posta à prova pela ausência
    da criatura gentil
    que oriunda de Arganil
    foi o anjo que me deu
    para entremostra do céu!

    Só é Poeta quem Deus
    fadou para esse destino,
    que é um dom quase divino
    só reservado aos Orfeus
    do mito greco-latino.
    Deus tenha pea de mim,
    se há-de ser esse o meu fim!

    JOÃO DE CASTRO NUNES

    ResponderExcluir
  4. Percebo que cavalgas e muito bem!
    Sim, há os "nadas" que pesam mas a estes, o silêncio. Se não possível o silêncio, ao menos o exercício do equilíbrio sobre o cavalo.
    Cavaleiro.A nobreza do cavaleiro é domar o cavalo dos instintos,mesmo que à custa de lágrimas ao vento.
    Elas secarão de qualquer modo.
    Continue!

    ResponderExcluir
  5. Poeta é ser.

    Ser é existir já como valor universal, humano.
    E a arte a sua voz mais clara e nobre.

    E a mais rica e bela das artes é a palavra...

    Juntando-lhe harmonia, melodia e ritmo é uma Ode Avatárica...

    Em lusofonar, então!!!!!!!
    Caro amigo e Cavaleiro João, cavalgar é o que nos compete fazer, caro amigo, enquanto por aí se vá...

    Porque então não vens tu Barbara cavalgar como Dama?
    E o silêncio tanto pode ser belo como fantasioso...
    Ainda que cavalgar pela noite não seja no escuro...
    Ainda que também depois de já domados e transformados instintos...
    Sim que estes foram nossos mestres, ancestrais e ai de quem não os tivesse exercido!

    ResponderExcluir
  6. O COMPROMISSO

    Ao meu confrade Júlio

    Deus por mercê me deu quando nasci
    a Ordem sideral da Jarreteira
    e dentro desse espírito vivi
    com minha esposa e doce companheira.

    Tivemos oito filhos por amor
    e dezassete netos, todos vivos,
    passando agora os dias a compor
    a seu respeitos versos alusivos.

    Deus me conserve até ao fim da vida
    os altos ideais que me incutiu
    ao conferir-me a Ordem referida!

    Perante a condição que me exigiu,
    eu procurado tenho, pois jurei-a,
    bom cavaleiro ser da Garroteia!

    JOÃO DE CASTRO NUNES

    ResponderExcluir
  7. A Ordem será outra, mas a missão a mesma.
    Graal, Ararat... mas todas estão ligadas ao Rei Melquezedeque...
    Aliás, o origem de todas as Ordens Sagradas a Ele estão ligadas.
    Confrades com muita honra, amigo João com Jota maiúsculo, da coluna do rigor, o rigor da intelegência!

    ResponderExcluir