terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONTRADITÓRIO



(Para refrescar a memória. Este comentário foi feito durante a reforma da Previdência, mas devido ter sido aprovada com o apoio comprado com o dinheiro do mensalão, ainda corre o risco de ser anulada).

   
Num regime democrático – diz a Constituição -, todos são iguais perante a lei; cada cidadão tem o direito de emitir sua opinião - coisa que eu faço, em forma de perguntas.

E lá vai então a primeira: - se no primeiro dia aula do curso primário de uma criança, até o último dia de um curso de Direito, feito com critério e competência, sem o que não se poderia vencer um concurso  para a Magistratura, a que se propusera:  e, em sendo aprovado, ao se tornar um Juiz de Direito, recebendo, no ato de posse, com a primeira letra escrita de próprio punho, no primeiro dia, a vedação para exercer qualquer outra atividade financeira...

Poderá exercer as funções de Professor; mas devido ao acúmulo de processos, à falta de estrutura do Poder Judiciário, até a carência de Secretária - que, se a quiser, terá de pagar do próprio bolso - onde arranjará este Juiz, tempo para o Magistério? - Embora não a houvesse pensado, considere-se esta a primeira pergunta.

Ante os motivos expostos; ante a longa caminhada do estudante, até alcançar esse posto, tem o Juiz como recompensa um ótimo salário - na visão do leigo - baseado em informações “mal informadas”; porém, razoável, se comparado aos miseráveis salários pagos no País.

Situando-me, entretanto agora no tempo - este é o das grandes reformas que hão de salvar a Pátria, “todas as lavouras do reino”, e a da Previdência salvará não só o reino, mas “outras promessas de campanha” - que, se não saírem, atenderão do mesmo modo aos propósitos de quem os não tem e nunca terá a não ser falar asneiras desde as primeiras hora da manhã, que não deve ser muito cedo para quem deita tarde e por regra bêbado.

Nesse tema e desse mote, extrai-se o comentário de um ilustre parlamentar do P.T. - ou seria um idiota gaiato? - Bem, isso não importa diante do que ele dissera ao afirmar que um Juiz ganha mais que o Presidente da República, não obstante este possuir apenas o terceiro ano primário, e naturalmente as suas vantagens, – “felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino do céu”.

Ainda segundo a máxima democrática - eis a derradeira pergunta: - quanto custa e quem paga a gasolina e a manutenção do automóvel e o motorista, o secretário do motorista e a babá que levará a cachorrinha do Presidente ao Veterinário?

Quanto custa e quem pagará a vaidade, o zelo com os netos e a sua previdência privada de milhares de reais, a manutenção e a gasolina, os motoristas e secretários dos motoristas dos carros, à disposição da primeira dama?

Quanto custa e quem pagará o churrasco oferecido aos dois times do Presidente, após uma disputadíssima partida de futebol?

Quem pagará e quanto custa a água mineral que durante o jogo e após, se toma um gole e se joga o resto sobre as cabeças coroadas?

Quanto custa o uísque importado, caso o tomem ou a cerveja bem gelada, que o clima de Brasília é seco - principalmente após uma árdua partida de futebol?  

Quanto custa e quem pagará o custo das viagens intermináveis do “Força Aérea Um”? Quanto custa e quem pagará o supermercado da Granja do Torto, que até hoje não entendi porque não é “direito”?

Quanto custa a peixaria e quem paga essa conta dos peixes de ouro? Quanto custa e quem paga a fortuna adquirida magicamente por seu filhinho, lulinha?

Quanto custa e quem paga a importadora de bebidas exclusivas em nome da segurança nacional? Quanto custa e quem paga os charutos cubanos?

Quanto custa e quem pagará o telefone, a energia, a TV a cabo, os cartões corporativos secretos também em nome da segurança, a farmácia, o médico cardiologista, o veterinário plantonista da cadela, as inúteis viagens do presidente com as sua secretária, os Médicos, os Dentistas, a consulta da sogra - se a tiver, o socorro aos irmãos, aos cunhados - se também os tiver? Quanto custa os abafa escândalos, no começo diários, e agora de hora em hora?

Enfim, quanto custa a palavra honrada, quem a paga e a deixa de pagar? E quanto custa afinal e quem paga essa fortuna para lustrar o seu ego: (BRASIL UM PAÍS DE TODOS) e de onde saiu o dinheiro para fazer dele um dos homens mais ricos deste país?

Faltando ainda muitas por fazer esta foi a última pergunta, para quem tiver sólida base acadêmica, profundo conhecimento financeiro e tenha os olhos bem abertos aos números e ao tempo da resposta, vergonha na cara e estiver vacinado contra o canto da sereia.

Se de fato houver tempo e transparência dos investigadores, da imprensa livre, sem andar de joelhos diante desse farsante, emplumado de ungindo responda também quem paga esses desvios das quadrilhas que por onde passa esse fértil padrinho se instalam.

2 comentários:

  1. Alô Julio,
    Quando algo começa assim, a onde fica os limites...?

    "O Romanée-Conti é um vinho francês produzido em Vosne-Romanée, na Côte de Nuits, Leste da França. Ele é classificado como "Grand Cru" [1] e é considerado o maior vinho da Borgonha e um dos melhores da França, reverenciado por enólogos e enófilos de todo o mundo. [3]

    O Conti é feito exclusivamente com uvas pinot noir resultando num vinho elegante, com aromas e sabores florais, manteiga, frutas vermelhas, terra e animal. Ele se distingue dos outros terroirs na mesma região pela sua coloração rubi, sabor aveludado e aromas que encantam. É um vinho de guarda que exige maturação entre 6 e 12 anos quando atinge seu ápice." Wiki

    Romanée Conti 1964
    http://www.shopbot.com.br/ps-romanee-conti-1964-35037457.html
    Categoria : Romanée Conti

    Preço : R$43.500,00
    Ir à Loja

    Boa Sorte, Norma

    ResponderExcluir
  2. Bem, Norma, acho que os limites são dois:
    Um para a decência e o outro para o esgoto onde essa gente
    já está há muito tempo.

    Esse Romanée, salvo erro andou em bocas pouco dignas dele.
    Tipica garrafa destinada ao sacrifício e desonra.
    Mas isso acontece até com a nobreza... rsrsrsr

    Pobre garrafa de vinho, que dentre suas irmãs teve
    de servir a um paladar tão escroto!

    E certamente essa boca não diferenciaria se fosse um chapinha rsrsrsrsr com perdão do chapinho, muito mais digno que aquela boca

    Fraterno abraço, Norma

    ResponderExcluir