domingo, 30 de dezembro de 2012

Henrique José de Souza


Henrique José de Souza é o Nome do Mestre dos Mestres.
Expressão de JHS, eis um trecho do capítulo XVII de O Livro Síntese, intitulado "Brahmâ é Tudo!"


"Para o oriental, Deus é o pensamento capital de sua mente. Não deixam de ter razão, porquanto é pela identidade da natureza de EU UNIVERSAL e do Eu particular (TAT TWAN ASI ou “Eu sou Ele”), segundo o Mahavakya, que se torna possível ao homem, o conhecimento de Brahmâ (o Deus ocidental). 
Se tal não fora, poderíamos crer, argumentar, discorrer e ter probabilidade, mais ou menos razoáveis de deus, mas impossível conhecê-lo
Pelo Tapas cria Brahmâ os mundos. Pelo Tapas alcançou Vishnu sua excelsa categoria. Pelo Tapas chegou Maha Deva a ser Guru Jagat. Pelo Tapas alcançam os Rishis seus poderes sobrenaturais e recolhem, ainda, duas das mãos dos próprios Devas. Tudo isso está contido na essência dos Upanishads, o texto de Jnani.
Diz o KIU TÉ:
“Lava teu coração nas águas do “Oceano tranqüilo”: cerra teus olhos, tapa teus ouvidos e narinas, sem esquecer que tua boca deve estar colada e olha para dentro de Ti. Pensa na Alma Suprema do Divino Ser que existe em toda parte... e o teu rosto humano se confundirá com o Seu... porque nas trevas do teu interior, a luz inextinguível fez clarear o Grande Dia que te desobrigou a de tornar a nascer. Tu és Um com Ele!”

Desvendemos e comentemos algo daqueles livros que constituem a parte mais admirável dos maravilhosos VEDAS, pois contém a Vedanta, que é o fim e propósito dos VEDAS. 
Tais livros nos falam da Natureza de Deus, do Universo e do Homem. Tratam das grandes verdades fundamentais, no sentido mais abstrato, filosófico e metafísico. Entram pelo concreto, para darem apenas algumas explicações, algo que aclare a exposição e evite a falha de pensamentos difíceis de compreender, cuja elevação e sutileza os afasta do alcance de mente humana.
Ali se encontram todas as coisas que se possa expressar em palavras, a respeito da verdadeira essência do “BRAHMÂ VIDYA”, a Divina Sabedoria ou Teosofia".

4 comentários:

  1. Vim te dar uma abraço e trazer um recado:

    Quem não vê bem UMA PALAVRA
    não pode ver bem
    UMA ALMA
    (Fernando Pessoa)

    Também mando os melhores votos de HARMONIA – um desejo que reúne todos os outros, sem os quais nao haveria.
    Boa Sorte, Norma
    --
    Just me, that's all I can be.
    Nac♥

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e da mesma medida ou em dobro, Norma.
    Quem mandou ter esse nome? Norma é medida!
    Mas quem nem vê bem uma palavra como pode ver
    muitas?
    Falar de alma nem me atrevo perante quem como ESSE
    falou.

    Quem se esconde atrás de uma montanha delas
    como se fossem pedras pode tudo.

    Norma, na verdade ninguém sabe nada.
    Mas o que não se deve a impor limites
    ao outro; de repente, mesmo sem saber
    pode dizer algo interessante.

    Feliz Ano Novo.

    Para amanhã escrevi um texto hoje.

    Hoje cáustico e ainda fulo com a censura
    rsrsrsr...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrou-me a minha vó parterna (lusitana), aos 86 anos, ao olhar para o retrato do meu avô: "Estais a me fazer falta..."

      As mulheres da minha família são todas muito apaixonadas ( e apaixonantes - rs.

      Norma - sugestão do avô materno - apaixonado pela Norma do Bellini (a sacerdotiza dos Druídas. Tenho uma tia "Adalgisa", também personagem da mesma opera - hehehe!).

      A filha dele (m/mãe) chamava-se MAUD - não em homenagem à Rainha Maud da Noruega, mas à MAUD GONNE, feminista irlandesa.
      Já viu, né de perto ninguém normal.... (De perto ninguém é Norma - rs.rs.rs.)

      Mas estais a me fazer falta lá. Hoje expliquei o que significa Nac = N. de A. Cardoso (mas o fiz c/carinho e sem taco de baseball). Mas que puxa....! O que esse 'povo' faz com os miolos que a natureza deu-lhes?
      Servem-los à vinagre (ahahaha! gostei na analogia. Ui!,Quelle horreur!) De qq forma me parece 1 certa 'preguiça' de pensar...)
      ++++++++++

      Já não me pareceu censurab hoje.
      Me lembrou mais, alguém querendo se enturmar e 'pegando o bonde andando'. Leia de novo. "Que bom que vcs se entendem". Lembrou-me uma moça que trabalhou na casa de meus pais: " Eu nãi entendo a 1/2 do que a NAC♥ fala, mas eu acho bonito e sinto aki, apontando p/o coração.

      Releve, pleaaaase! Nem todos tem a sua rapidez mental e lembre-se que a cultura dos dias de hoje é verniz (asa de barata - ui! nojinho), o que dirá em termos de estudos espirituais ou de assuntos literários. É um tal de reblog, de copy & paste sem fim. Sem ninguém se preocupando se o que está repassando é verídico e muito menos com a origem.
      Espero ver você lá ou aki, ainda esse ano.

      Boa Sorte, Bjo, Norma♥

      Excluir
    2. Escreva um post, mande para mim e eu posto aqui.
      Escreva.

      Sabe Norma, do livro de KIU TÉ:

      Postado acima e abaixo

      (Diz o KIU TÉ:
      “Lava teu coração nas águas do “Oceano tranqüilo”: cerra teus olhos, tapa teus ouvidos e narinas, sem esquecer que tua boca deve estar colada e olha para dentro de Ti. Pensa na Alma Suprema do Divino Ser que existe em toda parte... e o teu rosto humano se confundirá com o Seu... porque nas trevas do teu interior, a luz inextinguível fez clarear o Grande Dia que te desobrigou a de tornar a nascer. Tu és Um com Ele!”)

      diz mais do que blogs inteiros a vida inteira.
      E este não está na face da terra.
      Mas quem sabe que "a casa de meu Pai Tem Muitas Moradas?"
      Se pensa saber acha que estão no céu.
      Já pensou de repente um foguetão entrando numa dessas
      casas no céu rsrsrsr


      Excluir