domingo, 27 de janeiro de 2013

CONSCIÊNCIA E SABEDORIA


CONSCIÊNCIA
 A consciência é a síntese do conhecimento já firmado como saber, sendo então justo dizer que a consciência é o tesouro do sábio que transformou vida energia em vida consciência, como é o dinheiro para o materialista. Sim, o materialista tem no dinheiro o seu tesouro, não nos bens que o dinheiro pode comprar.

Exatamente como o sábio que à consciência como bem maior zela, e não aos benefícios que ela lhe poderia trazer. E nem digo que há aqui uma sutil diferença, entre o materialista e o sábio, pois a diferença é brutalmente oposta.

Por isso pessoalmente guardo profundo respeito à palavra, na mesma razão e medida com que os sábios respeitam o seu saber, ao qual zelam como um grão de areia de ouro, enquanto reafirmam Sócrates, “só sei que nada sei”.
           
Também eu à palavra tenho nesse mesmo conceito, por saber dela apenas o rude manejo com que vou transladando meus também rudes pensamentos, e não conhecer a arte de construir frases douradas, como as celebradas pelos sábios tanto do saber mais alto em consciência, quanto da língua culta e erudita.

Nem por isso deixo de usá-la, todavia sem a pretensão de acrescentar qualquer novidade que já no mundo não envelheça. Mas não custa entreter quem me leia enquanto exercito a língua pátria, tão mal tratada na boca de insensatos parlapatões da republica sindicalista.

Mas não pensem os meus caros amigos leitores, que me visitam diariamente e em silencioso diálogo mantemos nossa conversa respeitosa, que não sei de onde vindes! Até às vezes estranho, mas admiro a tecnologia que revela a vossa origem dos USA, da RUSSIA, da AUTRÁLIA, da INGLATERRA, PORTUGAL, ALEMANHA etc. e naturalmente do BRASIL. Não são aos milhares, não, mas certamente em número suficiente que me basta e desperta grande respeito e responsabilidade com a palavra.

Claro que também me dá grande prazer, e a cada um reverencio com a mais sincera homenagem de bem-querer. E tenho, por isso convosco um compromisso de escrever com lealdade; e sei que vós compreendeis isso muito bem e até sei quando não vos agrado completamente, mas também deveis compreender que amo e luto com a mais ferina espada da palavra por este país maravilhoso, que nos últimos dez anos vem sendo saqueado às vistas de todos e ninguém faz nada.

No mais, pessoas públicas não me dizem nada e nada contra elas eu tenho desde que não tentem usurpar os valores pátrios de 513 anos de história, nem destruir os bens materiais desviando-os do público para o privado, arrastando com isso também os valores espirituais, como ensina o grande Confúcio em... A ARTE DE GOVERNAR

“O exemplo deve vir de cima, lato é, dos responsáveis pela Nação.
Governar é simplesmente por as coisas em seus lugares. Quando o dirigente dá bom exemplo, como ousarão os demais agir erradamente?
Se o Governo é bom, o povo se tornará bom. O Caráter do governo é como o vento e o caráter do povo é como a relva, e a relva curva-se na direção do vento".(Palavras de Confúcio sobre a Arte de Governar)

4 comentários:

  1. Olá Júlio!
    Há alguns anos atrás, ouvi de um ser de muita luz, que em nosso estágio evolutivo, o maior compromisso da nossa humanidade é com a PALAVRA. E, me deparo hoje com a sua interessante abordagem sobre ela! Também a percebo como a nossa maior espada. Mas acredito que estejamos todos ainda engatinhando quanto à consciência do seu poder. A estrada é longa... Muito longa!
    Quanto às suas reflexões sobre o Governo e seus Governantes... Acham que também não tem consciéncia do poder que lhes é atribuído. Mas... Não somos nós que os colocamos no lugar em que estão? Então não somos nós que também precisamos dessa consciência? Da noção de compromisso? Me parece quem escolhemos apenas para poder criticar! No fundo, este não é o preço que pagamos pela nossa displicência? Sei lá! Isso tudo é tão antigo que cristalizou... Virou hábito... E a solução só pode sair da própria sociedade!
    Um grande abraço e obrigado pela oportunidade de reflexão e troca de idéias!

    ResponderExcluir
  2. Salve Isabel, saudações fraternais!
    Acredito também que engatinhamos no longo caminho da evolução, mas a palavra já teve e tem momentos de grande generosidade... Vieira, por exemplo, só para citar um, e outros "em quem poder não teve a morte", outro, o autor da frase, mas no sentido inverso nem vale a pena falar.
    A consciência, entendo eu é a síntese do saber amadurecido e firmado como um "Estado" superior... coisa que a humanidade em sua maioria não alcança, e não se lhe pode exigir que vote consciente e por aí que o demagogo que não tem compromisso com a palavra, entra.
    Por isso existe essa nossa luta para mostrar que é possível mudar para melhor.
    Todavia, como estamos num final de ciclo, quando essas forças proletárias sobem ao poder para destruir as velhas estruturas, em nosso caso já foi feito isso...
    Como são forças inconscientes, é necessário tirá-los de lá, senão corrompem ainda mais e delapidando os bens a ditadura será imposta como única maneira de se manterem no poder.
    Isso já está em estado bem avançado...

    Obrigado Isabel, fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bel, concordo com você quando diz:
    E a solução só pode sair da própria sociedade (NÒS = Eu + Eles/os outros)

    É verdade que preciso ter TOMAR consciência de sua existência (da situação que incomoda) e abrir os meus olhos

    “Todas as vezes que eu abro meus olhos, eu convido o mundo a tomar forma.
    Todas as vezes que o mundo toma forma, eu sou convidado a abrir meus olhos.”

    http://youtu.be/xJRXvgfm1D8

    E ao mesmo tempo, lembrar-me da esmagante 'inércia' que se cria ao redor de quem está sobre a influência de algum 'Poder', seja ele de que ordem for, mas principalmente os de cunhos religiosos/políticos, cuja a maioria da manipulação visa a acomodação do vivente e conta com o seu silêncio. Há que se trabalhar para edificar algo.

    Einsten me socorre com a sua Física:Não se resolve um problema no mesmo nível que ele foi criado”, e “Nada acontece até que algo se mova”. Boas dicas, né não?

    Mas eu ainda vou mais raso, no pré-degrau: Na máscara de Pepinos

    - Mãe, que coisa verde é essa no seu rosto?
    - Máscara de Pepinos
    - Pra quê?
    - Para ficar bonita!
    - E por que NÃO FICA?

    Não fica? Não está ficando? Então, não está funcionando no AGORA

    (Bel, é sempre um carinho VER você - Bjo)

    Júlio,obrigada pelos peixes, como diria o Mochileiro das Galáxias, aquele que sempre soube que a resposta para tudo é 42! Fácil assim...ah! se eu, também.....

    Bom domingo a todos!
    Boa sorte, Norma

    ResponderExcluir
  4. Normita, como gosta dos peixes? rsrsr

    ResponderExcluir