quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

VIDA HUMANA



VIDA HUMANA NUM ATO TRANSITÓRIO

Viver é respirar e se é essencialmente o que se come, o que se bebe, o que se sente, e que se pensa; e o que se sente e o que pensa são fruto do que se lê e aprende.

E isto determina a harmonia da interação com os chamados “três mundos”, sendo mais ou menos vivenciados pela qualidade das referidas essências que servem a esse homem trino.

O grau de evolução é determinado pelas escolhas de cada um, inclusive o alimento físico, que será de acordo com o conhecimento específico e do conjunto da obra tanto ético quanto moral no mais amplo sentido... pois um estado determina o outro. Mental abstraído, sentimento sublimado, alimento suficiente e nada além da suficiência, mas com prazer honesto e adequado, digamos! Não se deve também esquecer dos cinco sentidos que estão conosco para serem desenvolvidos, e então o paladar com o prazer da mesa, o olhar na contemplação do belo, ouvir o som harmonioso da música, seja ela o sussurrar do vento, o som de uma infantil voz, ou uma divina música...

Considerando o choque que deu causa ao desequilibro da terra, hoje em aproximados 23 graus, surgiram as quatro estações do ano e os quatro temperamentos do homem: sanguíneo, (ar) bilioso (fogo), nervoso (terra) e linfático (água). A um do quais pertencendo cada pessoa, não basta, por exemplo, ser vegetariano por impulso. Pelo menos para as pessoas de um destes temperamentos é imprescindível o uso da carne na sua dieta...

Consciente já da ciência contida na frase “bendito o leão comido pelo homem e maldito homem comido pelo leão”, pense o carnívoro com remorso na alquimia em que a carne do animal que vier a servir-lhe de alimento em mental humano transformar-se-á e outra maneira ele animal não teria senão essa.

Portanto a instrução, ou ao contrário, a desinformação acabam por determinar mais ou menos evolução, mais ou menos saúde nos três mundos a que estamos ligados.

E é de tal maneira de acordo com os códigos universais, que ética, estética, honra, moral e humanismo como valores universais de espírito que, praticados pelo homem se refletem e passam a ser também os valores de sua alma. E a partir desta já harmina nos dois mundos superiores, o corpo cumpre com alegria a sua função temporária no terceiro mundo, em harmonia entre os três.  

É difícil compreender este processo? Certamente não, mas o homem vem de longe construindo sua identidade e lutando pela sua sobrevivência enquanto individuo em formação, e veio adquirindo vícios, muitas vezes pelas defesas que desenvolveu, mas está na hora de abandonar certos miasmas ainda lunares, para semear na terra com arte e denodo as sementes, cujos frutos alimentarão sua alma.

 Mas não se pense na alma no conceito místico religioso, mas sim na alma peregrina feita de emoção e razão e não outra coisa estranha.
    

Para quem gosta de astrologia segue um resumo da astróloga Graziella Marraccini 
Sobre os Quatro Temperamentos de acordo com o zodíaco

“Os quatro temperamentos básicos são: 
Bilioso: que depende dos signos de Fogo, (Áries, Leão e Sagitário) e dos planetas Marte e Sol. Predispõe às doenças da biles e inflamatórias, torna a natureza excitável, temerária e febril. Confere predisposições ativas, políticas e militares. É um temperamento de ação.
 

Nervoso: que depende dos signos de Terra, (Touro, Virgem e Capricórnio), e dos planetas Mercúrio, Urano e Saturno. Confere uma forma de agir agitada e apressada e predispões às doenças de ordem nervosa. Confere aptidão para profissões científicas, comerciais e intuitivas. É um temperamento de pensamento.
 

Sangüíneo: que depende dos dignos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) e do planeta Júpiter em particular. Confere uma natureza ativa e um corpo rechonchudo, e predispõe às doenças do fígado e à apoplexia. A natureza é jovial e otimista. Confere aptidão para as atividades industriais e intelectuais. É um temperamento de ação.
 

Linfático: que depende dos signos de Água, (Câncer, Escorpião e Peixes), e dos planetas Lua, Vênus e Netuno. A sua natureza é anêmica, lânguida e letárgica. Tem tendência à hidropisia e à falta de glóbulos vermelhos no sangue. Possui disposições artísticas, plásticas, contemplativas e emocionais. É um temperamento de sensação e sentimento.”
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário