sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

DEUS NÃO MORREU!




Discute-se muito sobre fé, misticismo e até metafísica, e pouco se esclarece. Metafísica, o termo por si se explica: meta, em grego: além; e física: matéria; além da física, portanto e diz respeito a tudo mais que envolve esse pensamento de buscar algo, ir além, procurar entender a origem ou Deus.

A fé acredita sem ver, sem mesmo entender, e com o tempo Deus adquire as mais estranhas concepções e formas, quando em essência não tem forma nenhuma. Misticismo não é muito diferente de fé. Ambas as formas fazem de uma hora para outra do profano sagrado e vice-versa, e a divindade antropomorfizada  dá e tira, castiga e ama, condena e absolve etc..

Alguns filósofos, entretanto, valendo-se da mente especulativa e de certo refinamento de pensamento, cometem algumas vigarices intelectuais, não diretamente da coisa em si, mas às vezes implicando com a linguagem usada na fundamentação pelos metafísicos do não “palpável”, e os filósofos seguem fazendo jogo de palavras e às vezes tropeçando nelas.

Como eu só observo de longe e não defendo nada, pois nada eu sei, no entanto, curioso e praticante do autoconhecimento comparo, meço e naturalmente vou formando meu ponto de vista.

Parece-me discussão inútil tentar provar a existência de Deus. Sábios, os hindus, com o seu velho conceito de Maya resolvem essa questão com uma frase genial, garantindo: “O que é não precisa ser provado; e o que não é pode ser provado”.

Logo, numa análise bem simples, segundo eles tudo que nasce morre, tudo que teve inicio terá fim... seja a ameba, seja o universo, e então isso não é.
 
Mas o que teve inicio, de alguma fonte nasceu, pois do nada não vem nada, e essa origem, deem lhe o nome que quiserem é, e não precisa ser provada em razão do que não é poder ser provado, como vai sendo, e ter saído de algum lugar como origem.

Mas não se quedam por aí os hindus na fundamentação dos mundos. Como possuem complexo estudo da cosmogênese definida numa Lei ou código: Brahma é Tudo. Convém lembrar que Brahma, equivale no Ocidente a Deus. 

Já falei a respeito dessa tal cosmogênese por aqui, e nem sei se me repito, todavia compreender o universo em suas variadas dimensões e tempos ajuda a compreender misticismo e metafísica, coisas bem distintas, por sinal.

Dizem os antigos sábios que o principal poder do Mestre é a síntese. E olhem que têm razão! Se eu pudesse resumir tudo numa frase, esforçar-me-ia logo em seguida para resolver tudo numa única palavra. E não é que neste exato momento me ocorre que essa palavra existe! DEUS, BRAHMA! Essa palavra encerra tudo, e talvez por isso tantos o neguem, tantos o busquem, e há até quem o desconhecendo completamente, o venda!

Cosmogênese ou Nascimento do Cosmo é como Esse Deus teria dado inicio aos universos, através da sua VONTADE SUPREMA e Eterna. Numa expressão numérica partiu do UM, e pela lógica da polarização e seu produto natural do encontro com o outro... e a tradição, surgiu o TRÊS. A partir daí começa a complicar e depende de fórmulas que não estão à mão de um pensamento racional, mas SETE é o valor que Ele como UNO TRINO se repartiu para evoluir.

Em sete universos comandados por Sete Sóis Centrais que são efetivamente os Sétimos em que o Uno Trino se divide para evoluir, marcaria o padrão da evolução; e a partir de aí o Sete é a e escala de todo o processo de evolução.

Dando um mergulho fenomenal pela sutilíssima energia e vindo adensando e adquirindo formas até o estágio de universo, com astros e planetas, num deles gravitando numa órbita ecológica em torno do sol perfeita para a vida, surge o homem feito à imagem e semelhança do criador.

Pois é! E que semelhança é essa? Se não for nessa ordem de Um, individuo; Três: corpo, alma e espírito; Sete: os corpos que compõem esses Três, eu não vejo outra semelhança.

Vamos então subir do mais denso para o mais sutil? O corpo é Físico e enquanto vivo o é pelo Vital, o corpo que irradia a energia viva Prana ; a alma, por sua vez é Sensitiva e Cognitiva ou Emoção e Razão; o espírito formado por algo que se pode chamar de Mente Abstrata (Manas) em Sânscrito, Amor Universal (Budhi), também Sânscrito, e a Fagulha Crística (Atmã) idem Sânscrito.   

E então, não soma os sete? - Físico, Vital, Emoção, Razão, Manas, Budhi e Atmã? Repetindo: Sete – estes, descritos; Três - Corpo Alma e Espírito; e Um – o individuo - aquele que você se refere a si mesmo como Eu. E ainda se poderia fazer outra referencia: a Tríade Superior: Atmã, Budhi e Manas é o Homem Universal; Razão, Emoção, Vital e Físico, é o homem Terreno, unido ao Universal pelo famoso fio de Sutratmã. E a finalidade do homem terreno é religar-se consciente ao homem universal,  através da alma em perfeito estado de Amor Sabedoria.   

Este ser existe, é palpável, mas pode não ser, caso ao longo de sua jornada seguindo pela trilha da ignorância ou rindo com as ironias do filósofo acredite que Deus está morto e não é mais preciso ir buscá-lo... Mas se ainda continua a saga de encontrá-lo e o busca fora, certamente fora não o encontrará... 

Conquanto, embora dentro, se não houver uma consciência razoável do fora e conhecimento de como o seu universo nasceu e se desenvolve, e não dispuser de um método de revelar-se para si mesmo enquanto Fagulha Universal (Atmã) com os predicados do AMOR SABEDORIA (eternização da alma), também não o encontrará... ( Ninguém Ama (amor) o que não Conhece (sabe)

4 comentários:


  1. "Dizem os antigos sábios que o principal poder do Mestre é a síntese." (Tiro de misericórdia!)
    Como a persigo ...
    Síntese: Não a omissão, não o laconismo, não o ficar calado, tentando passar por 'sábio'.
    Eu quero o condensado, o concentrado, o extrato, a quintaessência... o "É"!

    Compartilhando:
    Os Kabbalistas afirmam que a maioria de nós foge do que tem que realizar nesta vida, encontrando desculpas para evitar fazer o trabalho espiritual para o qual nascemos. Os sábios revelam que quando um homem, que tenha evitado a espiritualidade, comparecer perante o Criador e lhe for perguntado por que não mudou, ele sacará da sua sacola de desculpas: “Eu estava muito ocupado tentando sobreviver”, “Fui uma boa pessoa”, “Eu não sabia que o Senhor realmente existia”. Deus então lhe dirá: “Você tem todas as desculpas, mas não realizou nem perto do suficiente nesta vida. (...)

    Fonte: http://www.yehudaberg.com/

    Boa Sorte, Norma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma do Céu! Na mosca, sua danada!
      Parece, apenas parece ou estamos fazendo uma bela tecitura?
      Você principalmente qual abelha ou fadinha encantada vai unindo aqui, unindo ali... que maravilha Moça do Céu Norma Costa Andrade7. rsrsr

      Excluir
    2. Não.
      Norma de Andrade Cardoso.

      Abelha?
      Lembrou-me "Maja, Aventuras de uma Abelha do H.Rodhen
      (Tecitura? Pode ser! Mas me parece que estou pavimentando degraus para alcançar outro - todos interligados e complementares). E eu, um pedreiro com duas mãos esquerdas... (rs)
      Bjo e Boa Sorte,
      Norma

      Excluir
    3. Pensei seu nome e ainda assim errei?

      E eu, um pedreiro com duas mãos esquerdas... (rs)
      kkkk

      Abelha polinizadora!!!

      Norma de Andrade Cardoso7

      Excluir