terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL


Máscaras Natalícias

As capas, uma após outra; as máscaras retiradas igualmente sem deixar nenhuma; artifícios, vestes, todos os enfeites um a um jogados fora, até completamente nu olhar no meu espelho e desse Natal ver o que sobrou de mim.

No espelho a alma nua sem vaidades e desejos de poder de qualquer domínio, deve refletir-se fiel e mais clara se mostrar do que eu, descrevendo-me, quando já não sou falso herói, deixando nesse instante de ser o idiota.

Eu, enquanto entidade complexa formada por comunidades de estranhos seres artificiais em conflito, podem eventualmente definir minha e de qualquer um a sua personalidade, podem sim, e vão de fato se exibindo pelos palcos da vida num teatro; mas chega o momento em que é preciso provocar uma revolução entre eles e revolvendo as profundezas do Eu, libertá-lo em sua pureza universal.

E a essa altura, depois de uma debandada geral desses estranhos elementos, aquele que se mantiver como meu Ego Central, estupefato calar-se-á por um longo período, até reunir novamente os cacos e desse novo chão começar a ordenar a personalidade, e essa será a minha relativa identidade.

Mas não é tarefa das mais fáceis renunciar a esses pequenos nascidos de inocentes apegos e egoísmos! Vindos desde a infância mais remota, ao amanhecer de uma nova etapa desde a mais tenra infância ganham vida, e esses embriões milenares vão crescendo, crescendo de vida em vida, até adquirirem vestes de pequenas personalidades; e é preciso coragem, pois no momento de revolta ao arrancar essas máscaras vivas com mania de independência, a dor da perda, a dor da separação calarão fundo e a alma dolorosa há de chorar a sua derradeira grande mágoa ao se libertar desse filhos da terra.

Em teoria iniciática se fala na libertação do Ego Solar do Homem Terreno, quando a alma profundamente magoada, mas exausta e extenuada deseja repousar nos braços de seu herói libertador.

Mas neste meu particular caso, é uma solução caseira, talvez até amadora num processo autodidata para diminuir o peso e acabar com balburdia de pequenos personagens egoístas, que ousam até desafiar-me.

Ou usando outra linguagem neste tempo veloz de metáforas e moda passageira, é o desejo de ter uma única roupa que sirva para todos os dias. E no máximo mais uma outra muda para reviver “a roupa da missa”, como se dizia antigamente, para vestir-me em dias de festa em homenagem à alegria, que não foi excluída, por não ser a sua raiz ilegítima como são as máscaras arrancadas.

E essa segunda muda haverá de ser um traje muito airoso, com ares de infância, pois não imagino uma grande alegria vestindo roupa de grife adulta. A alegria espontânea e transbordante só a criança é capaz de externar, e a roupa adequada ajuda a revelar a minha criança oculta, atrás do rosto enrugado, barba e cabelos brancos.

Então fora essa só uma única roupa modesta, nem escura nem clara, nem barata nem cara, mas sempre muito bem arrumada para me apresentar adequadamente em qualquer ambiente em que for necessária a minha presença.

Todavia, este é ainda um oficio testamento em forma de projeto inconcluso; alguns intrometidos “insetos personagens” ainda me enchem a paciência, mas como a maioria deles eu já os conheço e até já lhe dei nome, os mantenho sob controle. Pior seria se não os conhecesse! Há casos, muitos casos em que nem são conhecidos e agem livres e soltos sem serem percebidos no lugar das pessoas reais, e nestes dias da Idade Negra Ferruginosa quando mais alto o cargo político, mais artificiais diabinhos gravitam em torno das máscaras dos simulacros.

No homem público, por exemplo, principalmente o político da era do proletariado salta aos olhos, por neles agirem os da classe inferior, os ditos rebentos malignos. O termo “simulacro de estadista”, por exemplo, significa exatamente isso. Esses diabinhos vermelhos giram em torno do suposto estadista, e agem através dele como insetos predadores, e o dominam totalmente por faltar já ou ainda, a âncora do ego, que é o caráter.

Quando falam esses simulacros, por terem uma única boca é difícil identificar psiquiatricamente quem fala. Mas nos atos criminosos que praticam ficam as marcas digitais desses pequenos terroristas marginais. 

Então, sem quebrar nenhum espelho, nem o meu nem o do mundo que reflete o andar coletivo com a marca dos supostos simulacros, o Verdadeiro Natal deveria ser Individual arrancando esses adereços que tomaram vida de egoísmo e IMITAR os valores morais do Aniversariante e Seus Pares, como reflexo de seu Espiritual Caráter.

8 comentários:

  1. "...o Verdadeiro Natal deveria ser Individual arrancando esses adereços que tomaram vida no egoísmo e IMITAR os valores morais do Aniversariante e Seus Pares como reflexo de seu Espiritual Caráter."

    Você age assim? É o único fator que importa.
    O seu Mundo é o seu Mundo.
    (eu vejo os seus posicionamentos/atitudes princ. os políticos - rs)

    Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude de atitude. Não reclame (M. Angelou).

    Julio, eu sei da sua posição dentro de um contexto (social/espiritual). E não temo ser pouco apropriada. Temo é não ser eu, por isso digo: Gostei do texto. Parabéns! (Isso importa? Pra mim, sim! E é o suficiente!). Mas (eu particularmente) não ficaria confortável nessa posição de comparações com as duas extremidades dos espectro: o quanto me falta andar e os que ficaram para trás. Seria uma região muito cinzenta para minha Alma...eu ficarei profundamente triste.

    Feliz Natal, Moço!
    (sim, eu me dou ao 'luxo' de ser julgada irreverente, ao tratá-lo com tanta informalidade. Não é que você não mereça os mais formais tratamentos. Sou eu, que no meu dia a dia conquisto o direito de ser eu mesma (às vezes a duras penas). Procuro ser gentil e carinhosa no meu cotidiano por opção, mas não tenho problemas com impor limites para terceiros e muito mesmo para mim mesma. Me treinei. P. fv diga-me se estou sendo muito 'coloquial' - - Pisc*)

    1) M.Angelou - virou o prato do dia no meu PC (hahaha!) Velha conhecida...de antigas leituras.
    2) S/end. eletr. devidamente salvo. Precisando de mim, acesse-me. Creio que nos 'veremos' pouco em 2013. (só aki ou por intemédio de e-mails.)
    Boa Sorte, Norma♥
    P.S.: Amo o Dr. Seuss - mandei uma frase do Grinch. Nac♥
    P.P.S: Ninguém voltou. Todos na praia. Aki = ao ceu!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Julio,

      Um contato a quem repassei o teu Blog, acabou de me informar que vc é um dirigente da Eubiose. Portanto, onde e SE vc julgar necessário, releve meus coments., visto a minha ignorância do fato.
      Boa Sorte, Norma

      Excluir
    2. Norma do Céu, que que é isso, minha querida amiga!
      Relevar o quê, Moça tão querida!
      Sou representante da Eubiose aqui em Porto Nacional, sim,
      mas... e daí?
      Quando e SE vc achar interessante conhecer, estamos às ordens.
      Mas, que mal lhe pergunte, quem é esse seu contato?

      Viu Moça bonita, como este mundo é pequeno?
      Me escreva e eu retorno juliotlima@uol.com.br

      Excluir
    3. Norma, um novo seguidor e eis que beleza encontrei no perfil dele:
      "Sobre mim
      Um aprendiz de poeta,... à procura das palavras: na trilha do próprio inverso; na contramão dos sentidos; o mais avulso entre os perdidos; bailando entre os descaminhos; forro, na escuridão dos abismos; bebendo a fé dos ateus; desequilibrado no instinto; rindo do insucesso; acreditando na certeza da loucura; e, querendo brincar com Deus! ('EU...' - André L. Soares)."

      Excluir
    4. Com certeza, esse André é dos "Andrés" favoritos pela Vida. Dos que caminham em suas "buscas".
      Parabéns a ambos pela sintonia e encontro.
      Boa Sorte, Nac♥


      +++++++++
      O outro ass.: Nada de +.
      Apenas passei o contato do Blog porque os temas desenvolvidos por você aki são do interesse dele.
      Você como eu usamos os nossos nomes reais e nossos end. eletrônicos... (que falta de criatividade a nossa, amigo! rs.rs.rs.).
      Creio que ele obteve a info via a "Bibliotecária" - se vc leu o m/email, sabe o que eu estou falando, por querer saber mais s/vc. já que a sua participação s/Física versus Felipe, animou o outro Blog - Pisc*!
      Comentou por comentar: assim como eu sou Budista, ele Judeu e você seguidor da Eubiose. Ou seja: todos irmãos... só que ele é um tantinho mais curioso.
      Uma semaninha boa,
      Fique bem, Bjo Nac♥

      Excluir
    5. Norma, minha vida gira em torno da iniciação. Pratico a iniciação, que ao contrário do que as pessoas pensam não é religião, nem tampouco um rito, mas sim um processo continuo que só termina quando o Universo entrar em colapso. rsrsr Por essa razão tenho o dever de conhecer o budismo, o judaísmo e todas as religiões no berço onde elas foram geradas.
      Não há nenhum problema nessa questão.
      Caminhamos para a religião natureza.
      Felipe sumiu não é?
      Deve ser jovem!
      Mandou email pra mim?
      De repente mil perguntas rsrsrsr
      PAX e muita saúde sempre.

      Excluir
    6. Julio.

      1) Oi? Dê um olhada na Caixa de Spam, pois já enviei uns 4 e acabei de conferir o teu endereço, que está OK. Diga-me depois se recebeu. (Foram enviados p/segurança anti-spam, como cópia oculta).

      2) Felipe - ele passou na época o link do Blog delee convidou-nos. (Aparentenmente, a visita não foi efetuada pelos 'convidados' - rs). Jovens todos somos...
      Tem uma visão crítica com embasamentos puramente científicos. Um inclinação para uma vivência Zen e só. Vê se vc consegue localizá-lo p/coments do Post. Eu, Julio, me declaro impedida (falta-me argumentos no nível do debate de vcs 2 - rs). Notei que ele andou apagando certos coments. dele lá.

      3) O Budismo que sigo é japonês (N.Daishonin) e usamos o:
      Boa Sorte!
      Bjo Nac.

      Excluir
  2. A luta é diária, Norma! Diária e feroz.
    Mas ser é tentar ser.
    De simulacros já bastam os devastadores morais rsrsr.
    Ouviu Moça! rsrsr originalíssima e de alma nobre, pode tudo.
    Sim, nessa forja vamos todos quais ferreiros moldando o aço.
    Fogo e água dão a melhor têmpera.

    Feliz natal, MOÇA muito querida

    ResponderExcluir