terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DA PALAVRA ORGANIZADA SE CHEGA À...


Língua
Ele, o maior de todos os poetas, dizia ao final de sua longa e rica jornada, pendurar os órgãos com que contava num salgueiro. Aí depositados, depois de magistralmente tocá-los juntamente com as suas guitarras e flautas, afinadíssimas, calou-se; mas o som da sua música, eternizou-se!

E eu, que não possuo órgãos para cantar nem guitarras, o que afinal  penduro, se nem salgueiro tenho, quando já se me cala a voz e até o ânimo? E à única voz rouca que ainda eu tenho, além de inculta cada vez mais magoada e triste, cala-se!

Infelizmente, para minha maior tristeza não se calam as vozes vindas lá de fora, misturadas com falsos sorrisos e promessas de carinhos, criando fantasias e anseios. Não para mim, claro! Felizmente para essas vozes já cerraram com cimento meus ouvidos; e à minha ideia de alma não agridem mais.

Mas não é que, por milagre, de repente todas as vozes se calam! Pena que mal abra os olhos de espanto e num instante a voz do mundo novamente aos trovões grita impropérios, vende com falsas ofertas e falsas promessas a todos os nadas!

E até Deus, que ironia, outrora em cerimônia ritualística sequer se podia proferir o seu santo nome em vão, vai agora aviltado e oferecido a preços vis em pequenas porções e pequenas medidas! E até se preferirem, embalado vulgarmente em plástico e outras vagabundas formas fabricadas na China e contrabandeadas pelo Paraguai o despacham pelo correio, para onde encomendarem esse deus, que pelas ruas e nas casas de oração vai rolando.

Enquanto isso, crianças vão à escola aprender o que há muito deveriam ter esquecido, e os seus pais, arcaicos e surpresos mal sabem quem são as suas crianças! Uma quase infinita distância existe hoje entre a nova criança e o velho adulto.

Abismos culturais se estabeleceram e grossas paredes de concreto armado se ergueram entre cada homem; e talvez só mesmo o tempo, cuja ação mais preciosa é a morte poderá corrigir e eliminar os obstáculos em alguns séculos!

Contudo, nivelar a sociedade humana por decretos jamais será possível. Enquanto houver indivíduos - e a natureza levou bilhões de anos para criar indivíduos - haverá fomes, lutas e intolerâncias, conquistas e derrotas, sábios e idiotas, grandes e pequenas mentiras e a vontade cada vez mais férrea de um déspota, querendo dominar os outros.

E foi assim que um vulgaríssimo cidadão parou um dia diante do poeta mor, para feri-lo, mas o ferido foi Camões, o imortal! e esse algoz, que nem de personagem lhe serviu, que nome tinha?
         
Talvez mais nobre e digno do que ele até o salgueiro soberano e também os arvoredos, com as suas frescas sombras e as fontes fossem, sim, sim enquanto eternas em seu canto e no mundo vivam!

Louvemos então ao Poeta Maior e aos seus pares, e reclamemos respeito a quem escreve e exercita o hábito de fazê-lo, pouco importa o que escreva, desde que o faça sem vis motivos financeiros, e desde que também não cometa aberrações nem atentados, estuprando a língua.

E àqueles que a enriquecem ao longo do tempo salvem, deem guarida amiga, por esculpirem magnífico lustro pelo uso culto e popular dom, em luso verso e belo prosear.

Todavia regrada e muito bem canonizada pelos elitistas das letras! De tal sorte que é hoje já uma gigantesca e magnífica obra de arte, cujo ressoar no canto eternizou-a Ele e outros Grandes, antes de nos salgueiros e outras árvores generosas pendurarem os órgãos com que contavam suas alegrias e tristezas, os seus amores, as suas fantasias e belezas, que só uma língua mãe pródiga e gentil pode oferecer.

3 comentários: