segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ORIENTE OCIDENTE


O VOO DA ÁGUIA...

Em certa manhã fria lá no alto da cordilheira do Himalaia, e qual manhã não seria fria nesse lugar? de longa e branca cabeleira onde dizem e reza a tradição esconder-se a antiga maia, transformou-se em sábio monge e voo longe feito águia. Batera muito forte as fortes asas e voando veio pousar ao sul das Minas Gerais; Ave! Ave! Salve redenção das águas, nas quais felizes aqueles que nessa fonte em boa hora beberem! Pois, dos mais puros e raros cristais o brilho indicará o caminho e um novo amanhecer!

Talvez depois daquela manhã fria, mais fria se tornara a montanha branca no pico do Himalaia; não porque o sol se apagara naquela direção, mas porque o fogo do seio da montanha transformara-se na mais perfeita metamorfose em águia, e voou rumo ao ocidente. E finalmente pousando em outra e mais amena serra, da qual diz a lenda ser de manteiga clarificada o seu coração.

Qual mar verde em sua face montanhosa ocidental, nasce e renasce em cada primavera a natureza, exalando o perfume das flores do campo. Sopra-o a brisa fresca, aspira-o quem passa ao seu pé e quem vê aí também um belíssimo jardim.

O pólen transporta-o a abelha nas patinhas, no canto entoa-se o som dos sons num rito a uma nova manhã. Mas do conjunto reverbera por fim o canto universal, e o ouve feliz só quem passa ao seu pé...

Mas será de jasmim o seu perfume? Disso ninguém tem dúvida, até quem nunca sentiu nem ouviu falar do perfume de jasmim sente que é jasmim.

O som até o surdo sabe que é uma ode ao universo, e o canto de Serafins acompanhados pela orquestra de Querubins.

O tempo é no presente e a rota até aqui passou pelos sete mares singrados desde as caravelas até as naves magníficas, ainda desconhecidas, que voam e andam na terra... 

Mas se não houvesse o homem, e se não tivesse o homem uma alma e se a alma não fosse um cálice de eleição, esta homenagem não teria sentido, porque não houvesse motivo para que de “ilha em continente” seguindo em frente a barca não tivesse porto onde chegasse... Mas como nasceu o homem e o homem nascido tem alma, a barca ocidentalizou-se e as bandeiras tremulam ao vento da Nova Era    

7 comentários:

  1. O teu Eu lírico está de velas enfunadas. Hoje de vento em popa. Boa travessia!
    Grata por compartilhar, Norma

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Norma, obrigado mesmo, mas embora o lirismo e a metáfora,
    são fatos narrados... Tim Tim por Tim Tim rsrsrsr,

    ResponderExcluir
  3. Ah, em tempo, não fique triste comigo devido palavras demais
    DELA e filosofia de menos.

    ResponderExcluir
  4. E por que ficaria?
    Afinal, pensar é grátis.
    Não fazê-lo sai caríssimo.
    É isso que exercito aqui.
    E se cabe agradecimentos são todos meus.
    Boa Sorte, Norma

    P.S.: Ã-hã... só vc para me fazer jogar confetes e rasgar sedas (todos merecidos, diga-se de passagem!) rs.

    ResponderExcluir
  5. Grátis, necessário, e por uma daquelas razões que a própria razão
    desconhece expande, percebesse que expande-se o pensamento, mas sem
    volume que se guarde em armários nem em prateleiras.
    Não há nada para guardar, mas há coisas feitas> Onde estão?
    Não estão. sopraram nossa mente e passam sem ser nada.
    A síntese:
    "Afinal, pensar é grátis.
    Não fazê-lo sai caríssimo."

    Muito caro, cara Norma!
    Mas como quem não pensa nunca tem com que pagar,
    fica barato rsrsrsr pra eles, já pra quem pensa até peso causa.
    Duplamente: diretamente e indiretamente pelo uso coletivo dessa massa e seus manipuladores.

    ResponderExcluir
  6. Ah, meu amigo, eu não abdico, delego, passo a pasta do meu inalienável direito de pensar e de verificar, de filtrar, de processar, o que estou importando (trazendo de fora para dentro) como verdade.
    E olha que eu nasci e fui criada na 'outra' ponta do espectro. Foi muito trabalho, muito sufoco, muito observação e muito estudo para entender porque é assim. Para ver o que realmente funcionava para mim, independente do que as 'santidades' e os livros sagrados dizem. E sabe que acabei descobrindo maravilhosas 'verdades' em todos os lugares onde eu focava a minha atenção? Comecei a ver mais semlehanças do que diferenças... (Calma, que ainda estou no B+A = BA).
    Realmente, a vida é bem mais fácil (no momento presente - aki no SOMA) para os acham que dá muito 'trabalho' pensar e que é melhor comprar o 'kit' pronto, de uma 'grife' bem bacaninha e na moda, esquecem que perdem a grande oportunidade de se conhecerem, de saberem como realmente 'funciona' a única pessoa que vai lhes acompanhar do berço ao túmulo e aprender a conhecer todas as 'energias' inerentes a ele! Mas cada um tem o seu tempo e seu desenvolvimento.

    E continuo enfrentado desafios. Quando penso que vou ficar 'bela & formosa', de 'boa' ... O próximo! Acho que o Universo nos superestima.rs.rs.rs.
    Fácil não é, mas sinto que agora não tenho mais outro caminho e... vale. Vale muito! Posso não saber (ainda) voar, mas já me arrasto lindamente...
    Boa Sorte, Norma




    ResponderExcluir
  7. Viste como a natureza é bela e bondosa quando abrimos as asas?
    ou anulamos a resistência?
    Normita, nada é por acaso...
    Mas quando o discípulo está pronto o mestre aparece.
    Pois ele está dentro da gente, como não vai aparecer rsrsrs!
    Em 75, Eurênio foi meu instrutor num dos graus iniciáticos!
    Muito bom, esse! Pois uma coisa é certa,
    cabeça no céu e pés no chão.

    Ah, e aquele Dharma,do outro post é mais próximo do que aquele outro lá lá lo...
    Sem dúvida!

    ResponderExcluir