quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

VIVER É MEDITAR


A B C da Vida


... A vida que se esperava fértil e de grandes realizações chega ao final sem grandes recordações... Termina melancólica e triste e esvai-se através dos poros da pele nas ultimas gotas de suor do velho corpo já decrépito. As passadas falham incertas, vagarosas vão parando, parando e a morte furta finalmente ao viver a velha forma...

Mas não morre ali a vida, não está sujeita à existência efêmera da velha capa de carne e osso que usou enquanto viveu e dela se esperou muito... Prosseguirá a sua infinita caminhada em outra esfera de existência, onde permanecerá como unidade absoluta até voltar em outra forma.

A vida formal oferece apenas condições de um mergulhinho por alguns instantes aqui ou ali, fincada numa pequena raiz constitui-se neste ou aquele corpo, para em seguida o abandonar em seu próprio reino onde volta ao “pó” o que é do pó.

Consumado o fim deste instante, prosseguirá sua eterna caminhada levando no seu ventre esses minúsculos pontos de energia consciência experimentada, testemunho de que por instantes a vida una se prendera às formas, sendo por elas marcada numa espécie de retrato; breves experimentos de infinitos corpos num sem fim de etapas, cumpre sua função de animar e colher experiências múltiplas em sua veste universal única, una e permanente.

E é também por esta razão que vai sempre, segue o impulso irresistível do movimento de expansão do universo, no corpo Jiva Universal. Unidade inseparável na essência, onde houver condição busca a forma... E o homem, quanto mais intuitivamente seguir esse impulso mais ativo e irrequieto será... e a história tem provado que estas pessoas tornam-se mais versáteis, acumulando mais conhecimento; e ao contrário o apático e sem vontade, menos... 

Bem, alguém pergunta: e quietude da tal meditação transcendental? Bem, eu entendo que meditação vem do verbo meditar... ou ditar-me ditar a mim mesmo. Portanto não importa como, o que interessa é a ação, a experiência que se colhe.   

4 comentários:

  1. "Portanto não importa como, o que interessa é a ação, a experiência que se colhe."

    RECADO DO UNIVERSO
    A verdadeira maestria da vida, Amado, é mais uma questão de saber o que você quer, do que saber como obter o que deseja.

    Hã?

    Ass: o Universo
    (texto original em inglês)

    Boa sorte, Norma♥

    ResponderExcluir
  2. Norma, entre ação consciente e inconsciente, a primeira.
    Entre omissão consciente e ação inconsciente, a segunda.

    Mas isso, eu acho.

    "A verdadeira maestria da vida, Amado, é mais uma questão de saber o que você quer, do que saber como obter o que deseja."

    Vamos dar umas "retoricadas" na frase?

    "A verdadeira maestria da vida, Amado, é mais uma questão de saber o que você quer", - saber o que você quer não é menos do que saber como obter o que deseja.? o que "deseja", não seria o mesmo que "quer", e então além saber o que quer, não estaria enriquecido com a arte de obter o que deseja?


    Retórica, Norna só para complicar... rsrs

    Fraternal abraço
    Júlio

    ResponderExcluir
  3. Não é o que eu sinto por aí. Vejo (e concordo) pessoas já comemorando o fato de saberem o que NÃO querem para si. :)



    "- Gatinho de Cheshire (...) Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
    - Isso depende muito de para onde quer ir - responder o Gato.
    - Para mim, acho que tanto faz... - disse a menina.
    - Nesse caso, qualquer caminho serve - afirmou o Gato.
    - ... contanto que eu chegue a algum lugar - completou Alice, para se explicar melhor.
    - Ah, mas com certeza você vai chegar, desde que caminhe bastante.

    Lewis Carroll _ Alice No País das Maravilhas

    Boa Sorte, Bjo Nac♥

    ResponderExcluir
  4. Rsrss o que não querem é tanto e a tantos! Verdade!
    Mas Norma não vai nessa caminhada.
    Sabe, agora falando sério, gosto de falar para o individuo...
    no singular.

    ResponderExcluir