quarta-feira, 4 de junho de 2014

HOMEM III



Deus é único e verdadeiro.  A realidade ÚNICA. Mas existe em cada homem como ideia para ser desenvolvida pessoalmente. Isto para que Ele se manifeste na multiplicidade consciente e volte no fim dos Sete Universos como Filho Pródigo; Sim, Ele é o começo e o fim de si mesmo; no âmago de todas as coisas é o elo que une e em todas as formas é o hálito de vida que as vivifica. Em linguagem oculta emprestada pelo sânscrito é o AKASHA, a Substância Eterna; e PRANA, energia vital que a tudo vivifica. 

Para que assim também à noite seja a morte que desune a alma do corpo e as dores de quem sofre alivie; mas se Ele é único em todas as coisas, é também Ele no embriagado das sarjetas do mundo, nos pobres de todas as formas de pobrezas, o mesmo nos Iluminados Perfeitos.

Não se poderá dizer “constrangido”, mas também é Ele naqueles que o querem segregar e reduzir às quimeras e para este ou aquele beco em vão tentam desviar! Ele está muito acima desses sentimentos pessoais; Ele é a inteligência que observa e vê, percebe e analisa por trás de todas as coisas; portanto, Deus é o único que sabe...

Por isso, o sábio diz que nada sabe; mas por ser o sábio e Deus estar mais vivo nele, o sábio está sempre pronto a ouvir e a calar, enquanto o mundo clama e chama seus uns nadas, que não pertencem a ninguém.

O mundo, o sábio já sabe muito bem disso, é do mundo e o palco de Deus, aonde vai quem ora caindo e levantando enquanto vivente estiver respirando e viver, porque respirar é viver enquanto no mundo andar.

E o ar que não é de ninguém e a todos alimenta, é também aquele que aos poucos oxida e retira a vida na maior das contradições: dá a vida e a morte.

O sábio procura o conhecimento e a consciência, enquanto o homem comum exalta a personalidade e procura a riqueza material.

O sábio pensa, e o homem comum sente e reage. O sábio alimenta a inteligência e exalta o espírito, e o homem comum alimenta o corpo e exalta as emoções astrais.

Mas os dois, cada um em seu tempo estão no lugar que lhes pertence e compete, porque aquilo que cabe a um a outro ainda ou já não serve.

São as duas faces de uma mesma moeda; porém a moeda inteira é a face de deus homem, enquanto no mundo homens existirem.

E as gentes, as pessoas, são homens protótipos dos deuses, e os deuses para falarem aos homens também de homens se vestem.

Os homens comuns caminham para o sábio, mas o homem sábio não pode mais nem deve caminhar para o homem comum, ignorante!

Seu tempo é outro e se perdesse esse seu ritmo perderia o eixo no tempo impróprio próprio do homem terreno. E o céu cairia na terra nesse instante, e Deus erraria nesse sábio que caísse.

Por isso o seu caminho é estreito, não obstante ser o mais largo e o mais longo... E a sua vida muito mais duradoura senão eterna, porque, em verdade, de muitas outras vidas vem sendo edificado e convertido na eternidade...
       

E finalmente porque saiba que Deus é apenas uma ideia em si, trata o sábio de dar forma e conteúdo a esse divino embrião e seguir em frente demarcando o caminho com as suas humildes pedrinhas bem lapidadas... para quem vem atrás e segue a trilha da evolução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário